Mestranda do PPGC/UFPB vence o Prêmio Sesc de Literatura

ImprimirImprimir

Escritora pernambucana Débora Ferraz conquista um dos mais importantes concursos literários do Brasil com o romance “Enquanto Deus Não Está Olhando”

 

Primeira autora a trazer o Prêmio Sesc para a Paraíba, a escritora e mestranda do PPGC da UFPB, Débora Ferraz, quebrará um jejum de mais de dez anos sem publicar. Inédita no romance, a autora de Os Anjos (Câmara Brasileira dos Jovens Escritores, 2003), volume de contos com o qual estreou na literatura, aos 16 anos, irá lançar seu mais novo livro, Enquanto Deus Não Está Olhando, até o final do ano pela editora Record.

 

A publicação virá como recompensa pelo 1º lugar no Prêmio Sesc de Literatura e nesta 10ª edição 2013/2014 seu romance concorre com os trabalhos de 214 escritores de todo o Brasil. Dos 37 finalistas, Débora Ferraz foi a grande vitoriosa, avaliada por um júri composto por autores como Luiz Ruffato.

 

“O Prêmio Sesc sempre foi algo que eu persegui, especialmente porque possibilita ao autor que não tem acesso às grandes editoras uma real chance de publicar o seu livro por uma”, afirma Débora, que participou pela segunda vez do concurso. Na primeira, ano passado, a versão inicial de Enquanto Deus Não Está Olhando ficou entre os finalistas. “Da primeira vez que eu mandei o romance ele ainda não estava revisado, havia erros de continuidade e alguns pontos da história não estavam bem alinhavados. Depois que ele foi finalista, eu reescrevi algumas coisas, fiz os acertos finais e enviei novamente.”

 

O livro

Érica é protagonista do romance que conta a história de uma aspirante a artista plástica que procura entender a relação com o pai a partir do momento em que ele desaparece. “Foi um livro muito difícil de concluir. O projeto de escrevê-lo já existia desde 2008 e durante o rascunho o meu próprio pai faleceu no início de 2009”, revela Débora, que só retomou a escrita em 2011, quando iniciou uma intenso e disciplinado processo de escrita que envolveu desde entrevistas com profissionais das artes plásticas até a pesquisa com atletas das artes marciais para compor o personagem Vinícius, o jovem que reencontra Érica em meio ao conflito com a figura paterna.

 

A autora

Nascida em Serra Talhada (Sertão de Pernambuco, a 415 quilômetros do Recife), Débora Ferraz tem 27 anos e mora em João Pessoa desde 2001. Formada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 2009, atualmente é mestranda da instituição, estudando culturas midiáticas audiovisuais no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC).

 

O Prêmio

Com o propósito de revelar novos talentos e promover a literatura nacional, o Prêmio Sesc de Literatura foi lançado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em 2003, tendo em vista identificar escritores inéditos em suas categorias, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além da divulgação das obras, o Prêmio Sesc abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores são publicados pela editora Record e distribuídos para toda a rede de bibliotecas e salas de leitura do Sesc e SENAC em todo o país.

 

Contato pelo e-mail: dferraz19@gmail.com.

 

Foto:Bruno Vinelli

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria
Compartilhar: