Estudante de Direito da UFPB participa de Comissão na ONU

Renato Ramalho integrou a 58ª Comissão sobre a Situação da Mulher, ocorrida este mês, em Nova York, para discutir problemáticas dos jovens brasileiros

O estudante Renato Ramalho, do curso de Direito da UFPB, representou a instituição durante a sessão da 58ª Comissão sobre a Situação da Mulher da ONU, principal órgão internacional para propor soluções para problemas de desigualdade de gênero, que aconteceu de 10 a 21 deste mês, em Nova York. Integrante da ONG Engajamundo, o objetivo era defender as propostas formuladas por jovens de diversas regiões do Brasil.

A Carta de Propostas entregue para a vice-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Lourdes Bandeira, foi elaborada com sugestões coletadas pelo Engajamundo durante capacitações em três regiões do país ao longo do mês de fevereiro. O documento é composto por propostas que foram escolhidas como prioritárias para os jovens brasileiros e abrangem questões de violência, educação, trabalho, saúde e participação política.

De acordo com o estudante Renato Ramalho, é preciso que os jovens se conscientizem de seus direitos e deveres, principalmente no âmbito internacional. “Estávamos diariamente negociando e articulando com representantes dos países, como diplomatas e ministros, como também com representantes da sociedade civil. A juventude possui um histórico de luta em movimentos sócio-políticos. Temos que conscientizar e estimular nossos jovens a participarem ativamente em negociações internacionais, como ocorre em outros países”, relatou.

Comissão

A Comissão sobre a Situação da Mulher, que se reúne todos os anos em Nova York, é um órgão político das Nações Unidas, formado por 45 países, que tem como objetivo recomendar soluções para combater problemas, como a desigualdade entre os gêneros e a falta de autonomia das mulheres. O tema deste ano foi “Desafios e Conquistas na Implementação dos Objetivos do Milênio para Mulheres e Meninas”.

Agência de Notícias da UFPB - Ítalo Rômany (estagiário)