UFPB realiza I Conape e II Enpeb em Mamanguape

Colóquio Nacional de Profissionais em Educação e Encontro de Professores da Educação Básica acontecem em maio. Inscrições se encerram no dia 10 de abril.

O Departamento de Letras e o Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Federal da Paraíba (Campus IV - Mamanguape) realizam nos dias 15 e 16 de maio o I Colóquio Nacional de Profissionais em Educação (Conape) e o II Encontro de Professores da Educação Básica do Vale do Mamanguape (Enpeb).

Com o tema Práticas Discursivas, Ensino e Contexto Escolar, o evento terá como palestrantes os professores Júlio Roberto Groppa Aquino (USP-SP), José Manuel Moran Costa (USP-SP) e Luiz Paulo da Moita Lopes (UFRJ-RJ). Os interessados em participar deverão fazer sua inscrição até o dia 10 de abril, com o envio de resumos para as modalidades “Relato de Pesquisa” e “Relato de Experiência”.

Os resumos (com 300 a 500 palavras), devem ser acompanhados pelos formulários de inscrição e enviados para o endereço eletrônico conape2014@gmail.com. Os autores dos resumos aprovados receberão um e-mail com o aceite e, só então, deverão efetuar o pagamento.

Há quatro modalidades de inscrição: estudante de graduação (55 reais); estudantes de pós-graduação (75 reais); professores da rede pública (60 reais), além de professores universitários e pesquisadores (105 reais). Para ouvintes, a inscrição custa 55 reais. A organização do evento informa que valores pagos indevidamente não serão devolvidos.

Os trabalhos deverão se adequar a um dos eixos temáticos: “Práticas discursivas em contextos de Ensino de Língua Materna”; “Práticas discursivas em contextos de Ensino de Língua Estrangeira”; “Práticas discursivas em contextos de Ensino de Literatura”; “Práticas discursivas em contextos de Educação Inclusiva”; “Práticas discursivas em contextos com o Uso das Tecnologias”; “Práticas discursivas nas vicissitudes do Contexto Escolar” e “Práticas discursivas em contextos de Formação de Professores”.

O professor Júlio Roberto Groppa Aquino proferirá palestra com tema “Da Autoridade Pedagógica à Amizade Intelectual”. José Manuel Moran Costas falará sobre “Como Ensinar em Contextos Digitais” e Luiz Paulo da Moita Lopes sobre “Práticas Discursivas Escolares como Lugares de Construção do Gênero, Sexualidade e Raça”.

O evento será realizado no Campus IV, localizado no Vale do Mamanguape, Litoral Norte da Paraíba, nas dependências do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE).

Ascom - Bob Vagner c/ assessoria