Desenvolvimento social discutido na 2ª Semana de C&T

Diversas atividades compõem a programação desse evento que faz parte da 8ª Edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e da 2ª Seciteac da UFPB

Por ocasião da 8ª. Edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e da 2ª Semana de Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura – SECITEAC na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Centro de Tecnologia realiza nesta quarta-feira, em seu auditório no Campus I, a 2ª. Semana de Ciência & Tecnologia, no Centro de Tecnologia (CT) da UFPB”, com um rol de palestras.

A abertura do evento ocorreu às 8h com o Diretor do CT, professor Cilvaldo Silva de Araújo, falando da importância das discussões que seriam travadas durante todo o dia, objetivando uma maior inserção da ciência e da tecnologia na vida social, conclamando aos presentes discutirem e levarem para fora dos muros da UFPB os assuntos que atualmente são de domínio quase que exclusivo da academia.

Como primeira palestrante, a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal da Paraíba, professora Lúcia de Fátima Guerra fez algumas abordagens acerca do tema “A tecnologia como fator de desenvolvimento sustentável.”

Segundo ela, faz-se necessário um novo modelo de universidade, onde se privilegie a multidisciplinaridade sobre o modelo departamental dos dias atuais, facilitando o desenvolvimento social sustentável, que não depende tão somente de uma disciplina, mas de várias, como meio-ambiente, ética, cultura, ciência, tecnologia, entre outras. “Precisamos produzir ciência e tecnologia que atenda as demandas do cotidiano de forma sustentável e, para isso, é imprescindível a multidisciplinaridade como forma de agregar valores diversos a conhecimentos específicos”.

Para a Pró-Reitora, por mais específicos que sejam seus conhecimentos e seus estudos, o Centro de Tecnologia da UFPB não pode se isolar na dureza de suas disciplinas, buscando uma relação com as demais ciências para, na interdisciplinaridade, encontrar a sustentabilidade de suas inovações e descobertas no seio social. “É preciso repensar nossa relação com a sociedade porque, diferente do que se diz aí afora, não somos uma torre de marfim”, sentenciou ela.

Demais palestras

Sequenciando, tivemos na “2ª. Semana de Ciência & Tecnologia no Centro de Tecnologia da UFPB” as seguintes palestras:

- “Perspectivas da Engenharia no Brasil, na Região Nordeste e na Paraíba - o engenheiro no mercado de trabalho”.

Eng. Paulo Laércio Vieira/Presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Paraíba.

- “Quasicristais. O que é? Como São? Para que servem?”

Prof. Dr. Severino Jackson Guedes de Lima – DEM/    UFPB

- “SOFTWARE – Tecnologia, Qualidade, Inovação”

Renato Rodrigues/ Analista de Sistemas e Diretor Presidente da SOFTCOM

- “Tecnologias Sustentáveis na Construção Civil: um desafio para o novo milênio"

Prof. Dr. Normando Perazzo Barbosa – DECA/UFPB

- “A importância da Normalização e Padronização nas Engenharias – no mundo e no Brasil”

Esmeralda Porfírio Sales/ MSc em Ciências da Informação e Gerente do IMEQ-PB

- “Coleta Seletiva da UFPB - o caso do CT”

Engº Antônio Borba Guimarães/Prefeito Adjunto da Prefeitura da UFPB

- “O Laboratório de Máquinas e Acionamentos Elétricos”

Prof. PhD. Isaac Soares de Freitas – DEE/UFPB

- “Desempenho organizacional das experiências consolidadas de manufatura avançada no Nordeste Brasileiro”

Pós-Doutorado Sênior do PROPAD/UFPE” Prof. Dr. Cosmo Severiano Filho/ DEP/UFPB

- “Produção de cachaça de alambique a partir de leveduras selecionadas”

Prof. Dr. Manoel Ferreira Alves - DEQ/UFPB

Outras informações a respeito do evento e/ou contatos com os palestrantes poderão ser obtidos com sua Coordenadora e Assessora de Extensão do CT-UFPB, professora Aurelia Acuña Idrogo pelo telefone 3216-7811.

Agência de Notícias da UFPB - Fernando Caldeira