Área de Saúde terá Curso de Formação Histórica e Política

ImprimirImprimir

Destina-se a estudantes de graduação, pós-graduação e cursos técnicos, além de integrantes dos movimentos sociais e trabalhadores; inscrições até 11 de maio

 

O Ministério da Saúde promove um Curso de Formação Histórica e Política. O curso é uma iniciativa dirigida aos estudantes universitários da área da saúde das Instituições de Ensino Superior (IES), participantes, além de estudantes de pós-graduação ou de cursos técnicos e participantes dos movimentos sociais e trabalhadores, interessados nas atividades de extensão universitária de caráter popular com ênfase na história da luta pelos direitos sociais no Brasil e na participação popular no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

O curso é coordenado pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em cooperação com as universidades participantes, entre elas a Universidade Federal da Paraíba, como uma das ações do convênio a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS).


A duração do curso será de 60 horas em modalidade semipresencial, ou seja, integrado por momentos de aprendizagem presencial e no ambiente virtual através da plataforma Moodle, sendo 12 horas presenciais e 48 horas no ambiente virtual de aprendizagem. O curso será realizado no período de agosto a outubro deste ano.

 

Das inscrições

O curso terá certificado de extensão da UERJ e as inscrições estão abertas até 11 de maio. Os candidatos deverão preencher o formulário eletrônico disponível aqui.

As inscrições serão por perfil e por Instituição de Ensino Superior participante, nesse caso a UFPB. Para se candidatar a uma vaga, o estudante universitário da área da saúde deve estar matriculado na Instituição de Ensino Superior para qual efetuar sua inscrição.

 

O Curso oferece um total de 1.274 vagas, sendo: 1.000 vagas para estudantes universitários da área da saúde; 274 vagas para outros perfis, tais como: estudantes de Pós-Graduação ou de cursos técnicos, participante dos movimentos sociais e de trabalhadores e participante de projeto de extensão universitária.

 

Da seleção

A seleção será realizada de 12 a 31 de maio, em uma única etapa, conforme critérios definidos para cada Instituição de Ensino Superior. Veja os critérios aqui.

Os candidatos selecionados estarão automaticamente matriculados em uma das turmas do Curso e serão cadastrados no ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma Moodle) do Curso. A partir de 3 de junho, por meio de correspondência eletrônica, os candidatos selecionados receberão uma senha provisória para acessar a plataforma do ambiente virtual de aprendizagem.

Na Universidade Federal da Paraíba, o curso será coordenado pela Coordenação de Educação Popular  da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Coep/PRAC).

 

Para mais informações, acesse http://www.latic.uerj.br/fhpsaude/.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria
Compartilhar: