Contém 352 páginas, com dezenas de mapas, tabelas e imagens acompanhadas de textos explicativos, que apresentam os resultados de 15 anos de pesquisa
O livro Paraíba escrito pelo Geógrafo, Giovanni Seabra, será lançado nesta terça-feira (22), às 17h, no auditório Milton de Paiva Leite, prédio da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa. O livro estará à venda no local.
O livro Paraíba apresenta uma agenda positiva para o estado, apontando as virtudes embutidas da terra e do homem paraibanos, potencialmente promissoras para otimização das riquezas que jazem adormecidas e esquecidas.
A obra contém 352 páginas, com dezenas de mapas, tabelas e imagens acompanhadas de textos explicativos, que apresentam os resultados de 15 anos de pesquisa e outros três para elaboração do texto final. Os temas são variados, versando, sobretudo, sobre a história e formação do estado paraibano no contexto geográfico, os jogos do poder, geoecologia da paisagem, cenários econômicos, meio ambiente, desenvolvimento, cultura e turismo.
É uma obra de referência destinada ao ensino e às famílias paraibanas e àqueles que despertam o interesse em conhecer a Paraíba no corpo e na alma, síntese do pensamento e contribuição voluntária de todos que acompanharam a evolução da Paraíba nas suas origens, na vida cotidiana e nos tempos atuais.
Professor Associado da UFPB, vinculado ao Departamento de Geociências, Giovanni Seabra é Doutor em Geografia Física pela Universidade de São Paulo-USP, Pós-Doutor em Geologia Sedimentar e Ambiental pela Universidade Federal de Pernambuco –UFPE, com mestrado em Geografia também na UFPE.
Atualmente está desenvolvendo uma nova pesquisa, em nível pós-doutoral, na Universidade Central do Chile, com o projeto “Análise comparativa da gestão socioambiental emunidades de conservação no Brasil e Chile”. É autor de diversos artigos científicos e vários livros, entre os quais Geografia: fundamentos e perspectivas; Pesquisa Científica: o método em questão; Ecos do Turismo: o turismo ecológico em áreas protegidas; Educação Ambiental; Terra: questões ambientais globais e soluções locais; Turismo de Base Local e Turismo Sertanejo.
Contatos pelo telefone: (83) 3243-7264.