João Pessoa sedia encontro na área de Ciência da Informação

O evento nacional vai reunir coordenadores dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil e de grupos de trabalho do Enancib

A capital paraibana foi escolhida para sediar, pela primeira vez, o encontro nacional de coordenadores dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação (CI) e dos coordenadores dos grupos de trabalho do Enancib (Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação), um evento considerado o mais importante em CI no Brasil. O encontro será realizado, de 23 a 24 deste mêsl, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.

Segundo a presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação e Biblioteconomia (Ancib), professora Isa Freire, esse encontro tem como objetivo apresentar dispositivos produzidos para o aprofundamento e discussão da pesquisa científica da área, primando pelo bom desempenho do Enancib que tem como tema esse ano: “Além das 'nuvens': expandindo as fronteiras da Ciência da Informação". Esse tema remete a possibilidade de reflexão sobre o importante papel da CI nos novos contextos digitais, como cloud computing, big data, linked data e outros.

“Esse encontro aqui em João Pessoa é fundamental para a preparação e o sucesso do Enancib, que é um encontro de pesquisa da nossa área que reúne todos os anos mais de 400 estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores nacionais e internacionais. O Enancib ocorre anualmente em diferentes cidades. Na capital paraibana foi realizado em 2009, e esse ano será em Belo Horizonte”, ressalta professora Isa.

O encontro de coordenadores está sendo organizado pela Ancib, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, em parceria com o Departamento de Ciência da Informação, com apoio da Pró-Reitoria dePesquisa e Pós-Graduação da UFPB e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Durante o encontro serão apresentados: o projeto do livro Memorabilia – 25 anos da Ancib, o novo portal da Ancib na internet e a interface do sistema de gestão científica do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação em 2014, além de outros assuntos da área.

Mais informações no portal da Ancib http://www.ancib.org.br/; ou no site dos grupos de trabalho http://gtancib.fci.unb.br/.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria