Espetáculo faz releitura de texto do dramaturgo Bertolt Brecht

“Da exceção à Regra” comemora os 30 anos do Grupo Suspensório Produções Artísticas; será encenado neste final de semana no NAC e Teatro Lima Penante

Estará em cartaz neste final de semana o espetáculo “Da exceção à Regra”, com direção de Calos Cartaxo e encenação do Suspensório Produções Artísticas. O trabalho está circulando por escolas e estará em cartaz nesta sexta-feira (25), no Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) da UFPB, às 16h e às 19h30; no sábado (26), no Teatro Lima Penante, às 19h e às 20h30, com entrada gratuita.

A encenação consta de um elenco com sete intérpretes, porém apenas um, Cleber Lima, atuará no palco. Em algumas cenas esse ator “entra” na tela; em outras ele sai. Essa mescla de cenas bidimensionais gravadas e tridimensionais no palco aproxima o espectador dos recursos técnicos que a arte tem para encantar.

“É uma releitura do texto ‘A exceção e a regra’ de Bertolt Brecht que se propõe a tratar didaticamente a relação capital/trabalho; explorado versus explorador. A proposta não é abordar o tema de forma panfletária, mas, com uma visão crítica da sociedade pós-moderna”, afirma Cartaxo.

O espetáculo tem o patrocínio do Fundo de Incentivo a Cultura (FIC) e Governo do Estado da Paraíba e apoio do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB).

Ficha Técnica:

Elenco: Cleber Lima, em palco, e Albanizia Diniz, Ana Bandeira, Anadete Alves do Nascimento, Fábio Fernandes, Laerte Pereira, Leila Viana e Socorro Fernandes, filmados;

Montagem: Suspensório Produções Artísticas;

Direção: Carlos Cartaxo;

Cenografia: Florismá Melo;

Trilha sonora: Carlos Anísio;

Câmeras: Renato Alves, Carlos Cartaxo e Cleber Lima;

Edição de Imagem: Alfredo Amaral;

Produção cinematográfica: Forma comunicação e Designe Gráfico;

Cartaz: David Fernandes.

Suspensório Produções Artísticas

Com essa montagem, o Suspensório Produções Artísticas comemora 30 anos de trajetória. O grupo trabalhou com teatro infantil, teatro de rua, teatro de revista e teatro para palco. Muitos artistas do teatro paraibano passaram pelo grupo. Alguns fizeram carreira acadêmica como é o caso de Romualdo Palhano, pós-doutor em teatro e professor da UNIFAP, Carlos Cartaxo, doutor em Arte e Educação, professor da UFPB e Palmira Palhano, mestre em educação e professora do IFPB.

Mais informações no Teatro Lima Penante, Avenida João Machado, 67, Centro; ou pelo telefone (83) 3221-5835.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria