UFPB intensifica participação no Projeto Ação Global 2014

A Universidade Federal da Paraíba, através da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) e o Hospital Universitário Lauro Wanderley, intensificou a partir do dia 23 deste mês a participação da instituição no projeto Ação Global 2014.

Trata-se de um evento de âmbito nacional, desenvolvido há 19 anos, numa parceria do SESI com a Rede Globo e mais 86 outras instituições da Paraíba, destacando-se a UFPB, que participa ativamente desse mutirão de solidariedade.

Na Paraíba, o evento acontece no município de Santa Rita, entre os dias 22 a 26 de abril, no bairro Alto das Populares, um dos maiores aglomerados urbano da cidade.

Durante toda a semana serão oferecidas, gratuitamente à comunidade, diversasações, envolvendo as áreas de saúde, cidadania, educação, cultura, lazer e responsabilidade social.

Este ano, a Magnifica Reitora, professora Margareth Diniz, decidiu ampliar a participação da UFPB no Projeto, por sua Pró- Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários- PRAC, que assumiu a coordenação do evento nas áreas de saúde, cultura, lazer e mobilização comunitária, tendo em vista a demanda apresentada pela coordenação geral da Ação Global 2014.

A articulação universidade e comunidade está sendo feita pelo Pró-Reitor da PRAC,professor Orlando Villar e pela Assessora Técnica Martha Simone Amorim. Orlando Villar “considera este evento uma das maiores ações de cidadania que a instituição participa”.

A PRAC, através da Coordenação de Extensão Cultural (COEX), também estruturou a mostra de cinema Paraibano, onde foram exibidos, na quarta feira (23) a partir das 19h, na praça de eventos da Ação Global, várias produções, dentre elas: O Passador dirigido por Torquarto Joel Limae Terra de Morada, dirigido por Durval Leal Filho.

Na programação da Ação Global 2014 ainda está o Balé Popular da UFPB, que estará se apresentando no palco principal da praça de eventos nesta sexta-feira (25), a partir das 19h, com a participação do coreógrafo Mauricio Germano.

Destaca-se os serviços prestados pelo Hospital Universitário Lauro Wanderley que, no ‘Dia D’ que acontece no sábado, dia 26, realizará atendimentos individualizados de cerca de 600 consultas médicas, dentre as 1000 que estão previstas para ser ofertadas por todos os parceiros.

O Superintendente do HU, Dr. Arnaldo Corrêiae o diretor da divisão médica, Dr. Eduardo Gomes, atenderam a demanda apresentada pela coordenação geral da Ação Global 2014, nas seguintes especialidades médicas: dermatologia; oftalmologia ecardiologia; além de palestras sobre Prevenção de Câncer de Próstata, Saúde na Terceira Idade e Saúde da Mulher. O atendimento à saúde está concentrado no Ginásio Renatão, localizado na rua Flávio Ribeiro Coutinho, s/n, bairro Alto das Populares, Santa Rita-Pb.

Ascom - Reitoria