Professor da UFPB e um dos organizadores do livro Violoncelo XXI divulga versão e-book da obra

VIOLONCELO XXI: estudos para aprender a tocar e apreciar a linguagem da música contemporânea é fruto da colaboração entre os professores Teresa Cristina Rodrigues Silva (Orquestra Sinfônica da USP), Felipe Avellar de Aquino (UFPB) e Fábio Soren Presgrave (UFRN), organizadores do livro.

O livro inicialmente publicado em 2012, agora é lançado no formato digital (e-Book), em versão bilíngue (português/inglês), cuja tradução foi elaborada pelo Prof. Dr. Robert John Suetholz, violoncelista de origem norte-americana que leciona na USP/São Paulo.

O projeto foi idealizado com o objetivo de introduzir a linguagem e a estética da música contemporânea para os alunos de violoncelo, explorando peças de compositores brasileiros. Com este propósito, foram encomendadas novas composições a alguns dos principais nomes do cenário musical, como João Victor Bota, Dimitri Cervo, Rogério Luiz Moraes Costa, Maurício De Bonis, Alexandre Ficagna, Marcílio Onofre, Gustavo Penha, Liduino Pitombeira, Marisa Rezende, Vanessa Rodrigues, Marcus Siqueira e Roberto Victório. Estas obras – para violoncelo solo ou para duo – foram escritas especialmente para o projeto e exploram elementos da linguagem composicional destes autores. Cada composição é precedida por um texto analítico, no qual são abordados elementos técnicos e interpretativos específicos.

Os organizadores buscaram reunir um repertório variado, permitindo, dessa forma, que o acesso a este novo repertório seja feito de maneira atraente, a fim de que os alunos possam conhecer algumas das ferramentas composicionais empregadas na música do nosso tempo, praticando obras escritas especialmente para este fim.  Assim, os três violoncelistas se utilizam de uma linguagem simples e objetiva para apresentar as técnicas composicionais, abordar problemas de grafia e notação musical, além de focar na produção das novas sonoridades e texturas exploradas nos estudos.

O livro tem apresentação do compositor Sílvio Ferraz, professor da Unicamp, um dos grandes incentivadores do projetoVIOLONCELO XXI e foi publicado com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Música, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e da Universidade Federal da Paraíba. A versão e-book pode ser adquirida no site da Livraria Saraiva http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/7438076?PAC_ID=120552

Ascom - Reitoria(Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo - estagiária) info. do Organizador