Programa PET/Vigilância em Saúde 2014 seleciona bolsistas

As inscrições ocorrerão desta sexta-feira (2) a 9 de maio (até 23h59) por meio de correio eletrônico disponível no edital; oferece 16 vagas para 7 cursos

Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (CCM/UFPB) vai fazer uma seleção de estudantes para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Vigilância em Saúde (PET/VS) 2014. As inscrições ocorrerão desta sexta-feira (2) a 9 de maio (até 23h59) por meio de correio eletrônico disponível no edital.

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Vigilância em Saúde (PET/VS) é uma parceria dos Ministérios da Educação e da Saúde, para a qual a Universidade Federal da Paraíba e as Secretarias Municipais de João Pessoa e Caaporã tiveram o projeto aprovado para o período 2013-2015, com a formação de dois grupos tutoriais: Fortalecimento das Ações de Vigilância Hospitalar; Vigilância em Saúde na Atenção Básica no Município de Caaporã.

Serão disponibilizadas 16 vagas para os cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, sendo 8 vagas de bolsistas para cada projeto.Os estudantes que estão aptos a participar deverão em 2014.1 cursar os seguintes períodos: Odontologia: do 5º ao 8º período; Enfermagem: do 4° ao 7° período; Fisioterapia: do 4° ao 8º período; Medicina: do 4º ao 7º período; Farmácia: do 5° ao 7º período; Terapia Ocupacional do 5° ao 7º período; Fonoaudiologia: do 4º ao 6º período.

Para viabilizar os objetivos previstos são formados grupos tutoriais, compostos por professores, preceptores e estudantes. Os estudantes devem desenvolver atividades na Secretaria de Saúde de Caaporã ou nos Núcleos Hospitalares de Vigilância de João Pessoa, participar das atividades dos grupos tutoriais e desenvolver pesquisas na área de vigilância em saúde.

O PET/VS tem como pressuposto a educação pelo trabalho e é destinado a fomentar grupos de aprendizagem tutorial no âmbito da Vigilância em Saúde, caracterizando-se como instrumento para a qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho e vivências direcionadas aos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde, de acordo com as necessidades do SUS, tendo em perspectiva a inserção das necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e pesquisa nas instituições.

Veja o Edital

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do CCM