Participação da UFPB na Ação global 2014 é marcada pela solidariedade

Esta edição foi marcada pela solidariedade entre os parceiros para com a comunidade envolvida, onde a UFPB teve importante participação, seja no âmbito da mobilização comunitária realizada nos meses de março e abril coordenada pela assessora técnica da PRAC Martha Simone Amorim, quanto pela ação do Hospital Universitário e da COEX.

Para o Pró-Reitor da PRAC, professor Orlando Villar, a participação da UFPB foi ampliada nesta edição, mesmo passando por algumas dificuldades em razão da greve dos servidores e dos profissionais do Hospital Universitário. “Ainda assim, a participação foi maciça, num engajamento solidário de diversos profissionais da UFPB, que demonstraram muito compromisso para com a sociedade e, por conseguinte, com a promoção do desenvolvimento local”, ressaltou o Pró-Reitor.

A participação do Hospital Universitário Lauro Wanderley ocorreu através de consultas médicas nas especialidades de dermatologia, oftalmologia e cardiologia que, através do seu superintendente Dr. Arnaldo Correia e do diretor da divisão médica Dr.Eduardo Gomes, atenderam a demanda apresentada pela coordenação geral do evento.

Participaram da Ação Global 2014 na especialidade dermatologia os médicos (as) Esther Palitot, Carla Gayoso, Mohamed Azzuoz, Jader Freire Anélia Carneiro, Priscilla Brito, Daniele Nogueira e Renata Silveira, através do atendimento de 200 pessoas.

Na especialidade oftalmologia, participaram os médicos (as) Isabella Queiroga, Ana Laíssa Oliveira, Túlio Ivo, Sarah Apolônio, Mariana Dumarosa e Alessandro Oliveira, além das estudantes do curso de enfermagem da UFPB, Ana Karoline C. Dantas, Priscila Araújo e do técnico em Biomédica Franklin Flauber Meneses, realizando um total de 100 atendimentos.

Na cardiologia, participaram os médicos Fúlvio Petrucci, Glauco de Gusmão Filho e Lívia Maria Filipe Cruz, realizando cerca de 50 atendimentos.

Todas as consultas foram realizadas individualmente, num ambiente próprio e com a regulação pra a Secretaria Municipal de Saúde.

Vários extensionistas que compõem o corpo discente participaram voluntariamente do evento, dentre eles Ricardo da Cruz Padilha, Ana Karine Nogueira Teles e Danielle Abreu.

No apoio, os motoristas da UFPB Edgar Carneiro, Adriano Vasconcelos e Paulo Brito realizaram um valioso trabalho, demonstrando muita disposição nessa causa de solidariedade global.

Dados do SESI indicam que foram realizados 46 mil atendimentos, realizados nos cinco dias do evento onde os parceiros do Projeto contribuíram para a oferta gratuita de uma ampla rede de serviços nas áreas de Educação, Saúde, Lazer, cultura e cidadania.

A Ação Global 2014 na Paraíba foi realizada no período de 22 a 26 de abril, no município de Santa Rita, numa parceria do SESI com a Rede Globo e mais 106 outras instituições do Estado, dentre elas a UFPB.

Ascom - Reitoria (informações da assessoria da Prac)