“Jogo da Empregabilidade” será lançado no Intercom Nordeste

ImprimirImprimir

O livro trata da identidade e atuação dos diplomados em Relações Públicas pela UFPB; lançamento acontece dia 16 deste mês, às 15h, em João Pessoa

 

O livro “Jogo da Empregabilidade: identidade e atuação dos diplomados em Relações Públicas pela UFPB” será lançado no dia 16 deste mês, às 15h, no auditório do Departamento de Mídias Digitais (DMID/UFPB), integrando a programação do XVI Intercom Nordeste 2014 - evento promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

              

É de autoria das professoras do Departamento de Comunicação Josilene Ribeiro e Jamile Paiva; do mestre em Ciência da Informação André Luiz França; do mestrando em Comunicação Gustavo Freire; das diplomadas Karen Soares, Karen Oliveira, Maysa Romão, Luanna Maia e Tairine Ferraz; e do aluno Felipe Anacleto. A publicação é fruto das reflexões geradas pela pesquisa “Mercado de Trabalho e Atuação dos Profissionais de Relações Públicas Formados pela UFPB”, aprovada pelo Programa de Iniciação Científica (PIVIC 2012/2013).

 

O livro historiciza e examina em profundidade tanto a dimensão teórica quanto a prática, evidenciando as encruzilhadas, as fronteiras e limites da profissão face ao mercado de trabalho. Traz ainda uma avaliação do curso de Relações Públicas da UFPB e avalia a contribuição da formação acadêmica para a empregabilidade dos diplomados por esta Instituição de ensino.

 

De acordo com a coordenadora da pesquisa, a professora Josilene Ribeiro: “acredito que os resultados do nosso estudo chegam em um momento oportuno, contribuindo para o aprofundamento das discussões, durante o Intercom, sobre os rumos das Relações Públicas e as competências requeridas pelo mercado aos profissionais da comunicação”. “Convencer e Conviver: 100 anos de Publicidade, Propaganda e Relações Públicas” é o tema do Intercom 2014, escolhido para celebrar as criações da agência de propaganda Eclética e do serviço de relações públicas da Light em São Paulo, em 1914.

 

Voltado para estudantes, pesquisadores e professores das Relações Públicas e comunicação organizacional, a obra já pode ser adquirida nas versões impressa ou digital no endereço: http://www.bookess.com/read/19786-jogo-da-empregabilidade-identidade-e-atuacao-dos-diplomados-em-relacoes-publicas-pela-ufpb/.

 

Sinopse do livro

O caráter abrangente da atividade de Relações Públicas aliado à ausência de uma definição precisa e de uma delimitação de seu objeto de estudo, historicamente, têm limitado o crescimento da profissão e a inserção dos profissionais no mercado de trabalho brasileiro. A inquietação gerada pela falta de oportunidades no mercado de trabalho local e de reconhecimento e valorização da profissão motivou a pesquisa intitulada “Mercado de Trabalho e Atuação dos Profissionais de Relações Públicas Formados pela UFPB”, a qual se propôs avaliar a contribuição da formação acadêmica para a empregabilidade dos diplomados por esta Instituição de ensino. As percepções acerca das representações sociais, da identidade, dos problemas e dilemas das Relações Públicas são algumas das cartas postas à mesa na busca de esclarecer as questões que envolvem o, até então, enigmático jogo da empregabilidade – um jogo que coloca em xeque o lugar das Relações Públicas entre dois campos de saber, comunicação e administração.

 

Mais informações:

Visite o site: http://pesquisarpufpb.com ; e-mail: josilene@ccta.ufpb.br; twitter: https://twitter.com/pesquisarpufpb; facebook: http://www.facebook.com/PesquisaRPUFPB.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria
Compartilhar: