Bandas de música se apresentam em projeto no CCTA/UFPB

As apresentações serão realizadas na Sala Radegundis Feitosa, às 20 horas, no Campus I da instituição, em João Pessoa, começando nesta terça-feira (6)

Os Departamentos de Música e de Educação Musical do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB) apresentam o Projeto “A Banda de Música na Academia”. O projeto tem apoio do Laboratório de Música Aplicada (Lamusi). As apresentações serão realizadas na Sala Radegundis Feitosa, às 20h, no Campus I, começando nesta terça-feira (6), com a Banda 5 de Agosto e a Banda Marcial Augusto dos Anjos que terão as regências de Adelson Machado, Rogério Borges e Lindoaldo Barbosa.

A Banda de Música da Cidade de João Pessoa-PB, chamada de banda 5 de agosto, foi fundada no ano de 1964 tendo como seu primeiro regente João Emidio de Lucena.  No decorrer de sua trajetória já participou de vários eventos dentro e fora de João Pessoa. Com estilo totalmente eclético tocando repertório que vai do erudito ao popular e temas de filmes. A banda é composta por 53 músicos, regida pelo maestro e fundador, Adelson Machado, e tendo como regente adjunto o maestro Rogério Borges, A banda vem se apresentando nos principais eventos promovidos pela PMJP e hoje está sediada na Unidade Cultural Casarão 34, órgão pertencente à Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

A Banda Marcial Augusto dos Anjos, pertencente a escola municipal Augusto dos Anjos da cidade de João Pessoa – PB no bairro do Cristo Redentor, tem como diretora Diane Gouveia Villar e regência de Lindoaldo Barbosa, fundada em 1996. Hoje conta com 36 alunos fazendo parte do Projeto Educar através da música.

Solistas:

Heliéber Pessoa, natural de João Pessoa- PB teve seu primeiro contato com o trompete na escola de música da Igreja Evangélica Assembleia de Deus sobre a orientação do professor Murilo Leodegário, aonde mais tarde veio a ingressar na UFPB no curso de extensão sob a orientação do Dr. Ayrton Benck depois se graduando pela mesma instituição e onde atualmente é aluno do mestrado em práticas interpretativas (trompete). Como performer atuou como principal trompete das OSJPB durante oito anos, no quinteto Jampa brass e Big Band Sanhauá, atualmente é músico da Banda de música da cidade de João Pessoa.

Danielly Dantas - Natural de Cruzeta-RN, iniciou seus estudos musicais no ano de 2002, na Banda de Cruzeta-RN, sob regência do maestro Humberto Carlos Dantas (Bembém). Em 2009 concluiu o Curso Técnico de Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sob a orientação do Professor Mestre Ronaldo Ferreira de Lima. Graduada em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) atualmente integra a Banda Municipal 5 de Agosto, Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e Tryá.

Confira abaixo o calendário das apresentações do Projeto A Banda de Música na Academia:

1 - 06 de maio – Banda 5 de Agosto e Banda Marcial Augusto dos Anjos

2 - 27 de maio – Banda Sinfônica José Siqueira

3 - 03 de junho – Banda da Polícia Militar-PB

4 - 17 de junho – Banda Sinfônica José Siqueira

5 - 26 de agosto – Filarmônica de Cruzeta-RN

6 - 02 de setembro – Banda Sinfônica Jovem da Prefeitura de João Pessoa - PB

7 - 30 de setembro - Banda Sinfônica José Siqueira

8 - 07 de outubro – Banda de Música do 15º BIMtz-PB

9 - 28 de outubro - Banda Sinfônica José Siqueira

10 - 04 de novembro – Banda 5 de Agosto

11 - 25 de novembro - Banda Sinfônica José Siqueira

12 - 16 de dezembro – Confraternização das Bandas.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria