Professor da UFPB aprova projeto de colaboração com a Suécia

O professor Valdir de Andrade Braga, Diretor do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal da Paraíba (Cbiotec/UFPB), acaba de aprovar um projeto de pesquisa em colaboração com a Suécia

, no edital 75/2013-2014 do Programa Capes/STINT.

O projeto denominado "Collaboration between Brazil and Sweden for the comprehension of the renal and neural mechanisms involved in the arterial hypertension" envolve os grupos de pesquisa liderados pelo Professor Valdir Braga (UFPB) e pelo Prof. Anders Erik Gsta Persson da Uppsala Universitet da Suécia.

Dos 38 projetos submetidos, as agências Capes e STINT (agência sueca) aprovaram sete (7), sendo o do professor Valdir o único selecionado dentre as regiões Norte e Nordeste.

O projeto visa, dentre outras atividades, o intercâmbio bidirecional de estudantes e pesquisadores dos dois países. Este projeto é mais uma conquista do grupo de pesquisa Biotecnologia Aplicada à Saúde sob sua coordenação, o qual tem sido bastante ativo no processo de internacionalização da UFPB. Dentre os países onde as colaborações já foram estabelecidas estão os Estados Unidos, Taiwan, Austrália, Paquistão e agora a Suécia.

Ascom – Reitoria (Fernando Caldeira/Jéssica Azevedo – estagiária)