Maestro José Alberto Kaplan é homenageado no Sesc Partituras

O Projeto Nacional de Concertos do Serviço Social do Comércio apresenta a ‘Cantata para Alagamar’, obra conjunta de Kaplan e do escritor W.J. Solha

Neste sábado (17), às 20h, o Serviço Social do Comércio da Paraíba realiza mais uma etapa do projeto nacional Concertos Sesc Partituras, com o apoio do Laboratório de Música Aplicada do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba  (LAMUSI/CCTA/UFPB).

O evento, que acontece na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, na UFPB, Campus de João Pessoa, e tem entrada gratuita, apresenta a ‘Cantata para Alagamar’, homenageando o maestro José Alberto Kaplan. A obra é fruto da parceria entre Kaplan e o escritor W.J.Solha, inspirada na luta dos agricultores ameaçados de expulsão das terras de Alagamar, entre os municípios de Itabaiana e Salgado de São Félix (PB), no final de década de 70.

A apresentação terá a participação do Coro de Câmara Villa-Lobos, músicos e atores convidados, regidos pelo maestro Carlos Anísio, que interpretam a peça.

JOSÉ ALBERTO KAPLAN

Pianista, professor, compositor e regente, homenageado do evento, recebeu diversos prêmios, entre os quais, o Diploma de Honra no VI Concurso Internacional de Piano Maria Canals (Barcelona, Espanha, 1960); o 2.º lugar no Concurso Nacional de Obras Corais (Funarte, Rio de Janeiro- RJ, 1979), com a obra Vilancicos, para Coro Infantil; e o 1.º Prêmio no I Concurso Brasileiro de Composição de Música Erudita (Funarte, Rio de Janeiro- RJ, 1978), com a Suíte Mirim. Kaplan foi professor de Piano e Matérias Teóricas (Harmonia Tonal, Contraponto e Estética) no Departamento de Música, da Universidade Federal da Paraíba de 1964 a 1996, quando se aposentou. A UFPB, por ocasião das solenidades de comemoração do seu cinquentenário, concedeu a José Alberto Kaplan o título de Professor Emérito e a Comenda Sapientia Aedificat da UFPB, em 02 de dezembro de 2005. Kaplan faleceu no dia 29 de junho de 2009, em João Pessoa.

CARLOS ANÍSIO

Iniciou seus estudos musicais na Escola de Música Anthenor Navarro e graduou-se em Música pela UFPB, tendo entre seus principais professores, José Alberto Kaplan, Ilza Nogueira, Silvério Maia, Wolfgang Groth e Roberto Di Leo. Dirige o Coro de Câmara Villa-Lobos, com o qual gravou os CDs Cancioneiro de Ipuarana e Todas as Ondas do Rádio, e é regente do Coral Vozes da ADUFPB e membro do Consuni/UFPB.

O Sesc Partituras é uma biblioteca digital sem fins lucrativos que visa preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro, democratizando o seu acesso através da disponibilização de partituras digitalizadas e editoradas. O site permite a visualização e impressão integral das obras catalogadas e a audição da maioria delas, oferecendo importante suporte a músicos, estudantes de música e pesquisadores. Após a apresentação, a partitura da cantata estará disponível no site www.sesc.com.br/SescPartituras/.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria