Professor da UFPB lança livro sobre Educação Popular

José Francisco de Melo Neto faz o lançamento na sede da ADUFPB de ‘Diálogo em Educação – Platão, Habermas e Freire’, publicado pela Editora da UFPB

O professor José Francisco de Melo Neto (Zé Neto) lança hoje às 21h, na Sede da ADUF, no Cabo Branco, João Pessoa, o livro “Diálogo em Educação (Platão, Habermas e Freire)”, publicado pela Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba.

Fruto de um trabalho de vários anos de docência em níveis básico, médio e superior na educação formal e no campo da educação popular, o livro faz uma reflexão filosófica sobre a própria educação e constituintes marcantes que definem suas referências em processos de aprendizagem e sociabilidade.

O objetivo é mostrar a seguinte tese: que é a educação só é educação se promover o dialogo entre os seres humanos. “Posso ensinar e instruir alguém para subir montanhas. Nesse caso estou apenas treinando uma pessoa. E isso não é educação. Educação é diálogo”, afirma Zé Neto.

Com prefácio de Celso de Ruy Beisiegel, professor da Universidade de São Paulo (USP) e autoridade em Educação popular no Brasil, o livro apresenta-se com três partes, onde são evidenciadas as idéias de Platão, Jürgen Habermas e Paulo Freire. A primeira é dedicada ao estudo da educação nos diálogos de Platão; na segunda, o autor acompanha o percurso de Habermas em sua teoria da ação comunicativa, na investigação de possibilidades de afirmação de outra modalidade da razão, a razão emancipatória; e na terceira parte, o professor Zé Neto faz observações sobre o pensamento e a prática de Paulo Freire.

O segundo lançamento da obra “Diálogo em Educação” vai ser no VI Seminário sobre Educação e Movimentos Sociais, que acontece de 31 de outubro a 02 de novembro, no Centro de Educação da UFPB.

Contatos pelo telefone: (83) 3216-7388.

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral