Cursinho Pré-Vestibular tem aprovação de 59% no ENEM/SISU

Projeto de Inclusão Social de Alunos funciona desde 2007 no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), no Campus III da UFPB, em Bananeiras

Os participantes do Cursinho Pré-Vestibular do Projeto Inclusão Social de Alunos: Educação Cultura e Direitos Humanos – da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus III, em Bananeiras, tiveram 59% de aprovação. Foram aprovados 118 alunos distribuídos em 29 cursos, além da UFPB, nas instituições: Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), a maioria por meio de Seleção do Sistema Unificado de Exame Nacional de Ensino Médio (SISU/ENEM).

Segundo o professor Marcos Barros de Medeiros, coordenador do projeto “foram oito meses de dedicação, empenho e o compromisso em levar a extensão universitária a comunidade e a Universidade Federal da Paraíba através do cursinho pré-vestibular do Campus de Bananeiras”.

O cursinho pré-vestibular funciona desde 2007 e nesses seis anos vem ajudando na realização na vida das pessoas, afirmou o professor Marcos Barros de Medeiros, Coordenador do Projeto.

O projeto, que em anos anteriores teve auxílio do Programa de Apoio a Extensão Universitária do Ministério da Educação (PROEXT/MEC), em 2013 e 2014 contou com o auxilio financeiro da Reitoria da UFPB e beneficia os 19 municípios da região do Piemonte e Planalto da Borborema. O projeto que conta com 22 bolsas da Reitoria, também volta a ser contemplado em 2014 com duas bolsas do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX/UFPB) e teve uma bolsa auxilio concedida pela Diretoria do CCHSA, conta com apoio e infraestrutura do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN).

Em 2013 foram ofertadas 160 vagas. Em 2014 o projeto oferece 300 vagas para 26 semanas de aulas de Pré-Vestibular iniciadas nesta segunda-feira (12). Este ano conta novamente com o apoio da Reitora da UFPB e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

Enem

Este ano, em janeiro, com uma só nota no Enem, o estudante pode concorrer avagas em 115 instituições, em 4,7 mil cursos diferentes em todo o paísfazendo apenas a inscrição pela internet.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que abriu nesta segunda-feira (12) o período de inscrições, oferece cinco oportunidades de estudo para os jovens. Além de ser o critério de seleção usado por universidades públicas e institutos federais de educação que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Enem vale para o estudante ter acesso ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas, e ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As inscrições tiveram início nesta segunda-feira (12). O prazo das inscrições vai até 23 deste mês e são feitas pela internet. A taxa é de R$ 35 e alunos da rede pública e os que têm renda familiar de até R$ 1.086 não pagam. O Enem ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro.

Estudante brasileiro poderá usar Enem para entrar em mais uma universidade

portuguesa

As notas do exame de 2012 e 2013 serão reconhecidas por universidades portuguesas para os cursos que começam no segundo semestre deste ano. A Universidade de Coimbra por exemplo foi a primeira instituição estrangeira a adotar da nota do Enem como critério de seleção.

O valor pago na graduação pelos estudantes de outros países é R$ 15 mil por ano. Com a opção de alojamento e refeição, o custo chega a R$ 23 mil. De acordo com a universidade, os brasileiros formam uma das maiores comunidades estrangeiras na instituição, com 60 estudantes.

O Cursinho Pre-Vestibular da UFPB - Bananeiras funcionará somente no expediente noturno e nas dependências dos pavilhões de aulas do Campus Universitário III da UFPB, em Bananeiras.

Mais informações pelo telefone (83) 3367-1200 - ramais 2268.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do CCHSA/Bananeiras