O evento marca o início da segunda fase do projeto Figurações Brasileiras; nesta etapa os organizadores dedicam-se ao estudo da obra deste escritor
Com patrocínio da Petrobras, o Coletivo de Teatro Alfenim realiza o seminário A Atualidade de Machado de Assis nos dias 04, 05 e 06 de junho, às 19h, na sala Cinema Aruanda do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB), no Campus I, com o apoio do Departamento de Artes Cênicas.
O seminário sobre a obra de Machado de Assis, com entrada franca, marca o início da segunda fase do projeto Figurações Brasileiras. Nesta etapa do projeto, o Coletivo Alfenim dedica-se ao estudo da obra de Machado de Assis, visando à montagem de novo espetáculo, cujo nome provisório é Memórias de um Cão.
José Antonio Pasta, um dos mais influentes críticos literários do país, autor do livro Trabalho de Brecht – Breve Introdução ao Estudo de uma Classicidade Contemporânea, faz a abertura do seminário com a conferência A experiência brasileira na obra de Machado de Assis.
As demais mesas serão compostas respectivamente por Sérgio de Carvalho, dramaturgo e diretor da Companhia do Latão, de São Paulo, e Romero Venâncio, professor da Universidade Federal de Sergipe; e por Ivan Barbosa, professor da Universidade Federal da Paraíba e Luciano Oliveira, professor da Universidade Federal de Pernambuco.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 04/06/2014
A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA NA OBRA DE MACHADO DE ASSIS
Abertura do seminário com José Antonio Pasta:
José Antonio Pasta é Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP; Doutor e Livre Docente em Literatura Brasileira pela USP; Pós-doutorado pela École des Hautes Études em Sciences Sociales, de Paris. Professor Senior na USP.
Dia 05/06/2014
A DIALÉTICA COMO MÉTODO DA ESCRITA MACHADIANA
Mesa com Sérgio de Carvalho e Romero Venâncio:
Sérgio de Carvalho é diretor e dramaturgo da Companhia do Latão. Pesquisador de teoria do teatro e professor de Dramaturgia e Crítica na Universidade de São Paulo. É mestre em Artes Cênicas e Doutor em Literatura Brasileira pela USP.
Romero Venâncio é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe. Atua principalmente nos temas: Filosofia Contemporânea, Estética, Teoria da Religião e Teoria política latino-americana. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Literatura (GEFELIT) na UFS e do Grupo de pesquisa em América Latina contemporânea (GEPALC) na UFPB
Dia 06/06/2014
NEGROS E AGREGADOS NA OBRA DE MACHADO DE ASSIS
Mesa com Ivan Barbosa e Luciano Oliveira
Ivan Barbosa éprofessor adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba. Atua principalmente nos temas: Sociologia no Brasil, Sociologia da Educação e Sociologia do Trabalho e é coordenador do grupo de pesquisa Ciências Sociais, Cultura e Educação.
Luciano Oliveira é professor associado III da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas (Sociologia Jurídica), atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, tortura, violência urbana e "sociedade disciplinar". Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutor em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales.