CI contribui com debate para criação de parque tecnológico

Professores e alunos do Centro de Informática da UFPB vão participar do I FórumTec, que será realizado dias 27 e 28, na Estação Ciência, em João Pessoa

O diretor do Centro de Informática (CI), Guido Lemos, está organizando a formação de um grupo de professores e estudantes do centro para debater e apresentar propostas que contribuam para a criação do futuro parque tecnológico de João Pessoa. O tema será amplamente discutido com a sociedade civil durante o I Fórum Municipal para Discussão do Parque Tecnológico de João Pessoa (ForumTec). O evento, que é promovido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura (Secitec), será realizado nesta terça e quarta-feiras (27 e 28), no auditório da Estação Ciência.

O objetivo do ForumTec é discutir os caminhos para instalação de ambientes de inovação na Capital, que aliem atividade com potencial competitivo e inovador, com a produção de conhecimento científico e técnico especializado, como estratégia de desenvolvimento econômico e social local.

Representantes de cinco parques tecnológicos do Brasil estarão na Capital paraibana para participar do I Fórum Municipal para Discussão do Parque Tecnológico de João Pessoa (ForumTec). Eles irão apresentar as experiências desses ambientes de inovação para o desenvolvimento das cidades e Estados onde estão sediados, além de relatar os processos percorridos para a instalação dos polos.

Estarão presentes o diretor-presidente do BH Tech e da Rede Mineira de Inovação, Ronaldo Tadeu Pena; o representante da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) (Florianopólis-SC),  Fernando  Santos;  o diretor--presidente  do  Porto  Digital (Recife-PE),  Francisco Saboya;  o  secretário  de  Ciência  e  Tecnologia  do  Estado  de  Alagoas,  Eduardo  Setton;  e a gerente de Inovação Tecnológica do Sebrae, Gláucia Zoldan.

Inscrições

As inscrições para o I Fórum Municipal para Discussão do Parque Tecnológico de João Pessoa estão abertas e os interessados devem acessar o site http://www.joaopessoa.pb.gov.br/forumtec  para se  cadastrar  e  participar.  O evento é gratuito.

Serão disponibilizadas gratuitamente 300 vagas para profissionais, empresários, acadêmicos, pesquisadores, estudantes e representantes de entidades que atuem no segmento de inovação tecnologia, fomento, empreendedorismo e Tecnologia da Informação & Comunicação na Região Nordeste.

O ForumTec contará com a efetiva participação da sociedade civil organizada, representada por cidadãos e instituições públicas e privadas que, presencialmente, irão discutir e formular as necessidade e intenções representativas do segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Macrorregião de João Pessoa.

Parceiros

Além das organizações já citadas, o ForumTec conta com a parceria da Universidade Federal da Paraíba,  através do Centro de Informática (CI); do Unipê,  através do Unipê Tech; do IFPB;  do  Sebrae;  da  Associação  dos  Usuários  e  Informática  e  Telecomunicações  da  Paraíba (Sucesu); e da Associação Brasileira de Agências Digitais (Abradi).

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria do CI e da Secitec