Centro de Informática apresenta ideias para Parque Tecnológico

As propostas para a criação desse parque, em João Pessoa, estão sendo discutidas com profissionais de diversos ramos e equipe de professores do CI

O diretor do Centro de Informática (CI), Guido Lemos, e uma equipe de professores do Centro estão trabalhando na formulação de propostas para a criação do Parque Tecnológico de João Pessoa. Eles estiveram reunidos com profissionais de diversos ramos de atividade, em grupos que avaliam o potencial dessa iniciativa do ponto de vista mercadológico, financeiro e educacional.   A atividade faz parte da programação do Fórum Municipal para discussão do Parque Tecnológico (FórumTec), promovido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura (Secitec), iniciado nesta terça-feira (27), na Estação Ciência, e que se encerra nesta quarta-feira (28), com entrada aberta ao público.

Guido Lemos participou da mesa de abertura do evento, às 9h30, ocasião na qual ressaltou a importância do parque para o desenvolvimento regional, afirmando que grandes soluções tecnológicas nascem nas universidades, mas não encontram espaço no setor produtivo ou apoio de governos para expandir e chegarem aos cidadãos. Ele disse que a Paraíba vem perdendo talentos da UFPB em Informática e áreas de tecnologia por falta de apoio e oportunidades na região para essa mão de obra especializada.

Durante a solenidade, a secretária de Ciência e Tecnologia, Marly Lúcio, afirmou que a cidade de João Pessoa tem vocação para a inovação tecnológica, mas carecia de um parque dessa natureza para aglutinar ideias e apoiar jovens empreendedores, profissionais especializados e empresas com forte perfil inovador. Ela destacou que o parque vai se materializar a partir de um processo de construção coletiva, que se inicia com o FórumTec, evento amplo e aberto à participação do setor produtivo, universidades, administração pública e do cidadão pessoense.

O secretário de Planejamento da Prefeitura, Rômulo Polari, em sua fala, na abertura do FórumTec, enfatizou que as bases para o desenvolvimento da Paraíba estão na educação, ciência e tecnologia. João Pessoa, segundo ele, tem a terceira menor economia dentre as capitais do Nordeste, lembrando que esse quadro está sendo revertido pela atual administração com projetos como a criação do parque tecnológico e outras ações que irão incrementar a atividade econômica e elevar o produto interno bruto, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no município.

A programação desta terça-feira também constou de palestras sobre empreendedorismo, proferidas por Eduardo Setton, secretário de Ciência e Tecnologia de Alagoas, que relatou a experiência de implementação do parque tecnológico do estado, e a gerente de Inovação Tecnológica do Sebrae nacional, Glaucia Zoldan, que apresentou os fatores de sucesso que devem permear o processo de implantação de um parque tecnológico.

No primeiro dia do FórumTec os professores Raoni Kulesza, Alexandre Duarte, Antonio Cavalcante, Eudisley Gomes, Guido Lemos  e Alisson Brito, do Centro de Informática, apresentaram contribuições, em suas áreas de atuação, para os debates realizados nos três grupos formados pelos participantes do evento. Foram apresentadas várias propostas de integração entre a UFPB e outras instituições de ensino com o novo parque tecnológico, visando cooperar para a formação de empreendedores, capacitação para implementação de novos negócios, além de parcerias para que o ensino, pesquisa e extensão universitárias beneficiem um número maior de cidadãos, despertando vocações e promovendo o crescimento econômico e social.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do CI