Reuni começa avaliar cursos criados nos últimos quatro anos

Avaliação será feita a partir desta segunda-feira (24) por meio de oficinas pedagógicas com representantes dos centros da Universidade Federal da Paraíba

O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) dará início, nesta segunda-feira (24), ao projeto de avaliação dos cursos criados na Universidade Federal da Paraíba nos últimos quatro anos. Este trabalho será feito através da realização de oficinas pedagógicas em cada um dos centros da UFPB. O objetivo é avaliar, qualitativa e quantitativamente, todas as ações acadêmicas deste período, que teve início em 2007, apresentando uma metodologia de ação a partir desses encontros.

Segundo a coordenadora de Expansão e Desenvolvimento Acadêmico do Reuni/UFPB, Uyguaciara Velôso Castelo Branco, inicialmente, as oficinas pedagógicas serão direcionadas a representantes dos novos cursos criados de acordo com as metas do projeto. “Posteriormente, iremos ampliar esse procedimento de avaliação, contemplando os impactos do projeto de expansão em termos de indicadores acadêmicos e de infraestrutura da UFPB”, ressaltou.

As oficinas pedagógicas, que serão ministradas no Auditório do Departamento de Educação Física, Campus de João Pessoa, começam na manhã desta segunda-feira (24), com representantes do Centro de Educação (CE), Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), além de coordenadores de cursos, membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e representação estudantil dos cursos de Psicopedagogia, Pedagogia, Educação do Campo, Ciências das Religiões, Direito (Santa Rita), Educação Física, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

Na terça-feira (25), também pela manhã, será a vez dos representantes do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), assessores de graduação dos centros, coordenadores de cursos, membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e representação estudantil dos cursos de Ciências Sociais (Licenciatura), Mídias Digitais, Letras Clássicas, Língua Estrangeira Aplicada a Negociações Internacionais, Tradução, Música Popular, Regência de Bandas e Fanfarras, Cinema e Audiovisual. No mesmo dia, à tarde, com o pessoal do Centro de Tecnologia (CT) e Centro de Informática (CI), assessores de graduação dos centros, coordenadores de cursos, membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e representação estudantil dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia de Computação e Matemática Computacional.

Na manhã da quarta-feira (26), a Oficina Pedagógica será com representantes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) – assessores de graduação dos centros, coordenadores de cursos, membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e representação estudantil dos cursos de Relações Internacionais, Ciências Atuariais, Arquivologia, Tecnologia de Alimentos, Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, Tecnologia em Gestão Pública. No turno da tarde, será elaborado o Relatório Geral, contemplando potencialidades, fragilidades, metas para resolução das fragilidades e metas para aproveitamento das potencialidades. Este trabalho será realizado por uma equipe escolhida nos grupos focais, sob a coordenação dos professores Uyguaciara Veloso, Lucienne Espíndola, Maria Dilma Brasileiro, João Andrade e Ludmila Paz.

No encerramento do evento, na quinta-feira (27), à tarde, também no Auditório do Departamento de Educação Física, será feita a apresentação do Relatório Geral para todo o grupo. O telefone do Reuni/UFPB é o (83) 3216-7271.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho