Sociedade de Hepatologia lança projeto no HULW da UFPB

O objetivo da SBH é estimular a formação e capacitação de profissionais para atendimento às doenças do fígado, com estruturação de centros de referência

Nesta quinta-feira (5), às 8h30, será lançado no auditório Lindenberg Farias do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW/UFPB) o ‘Projeto de Estimulo a Criação de Centros de Atendimento às Doenças do Fígado’. Trata-se de um programa de âmbito nacional patrocinado pela Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH).

Estarão presentes ao evento o professor Edison Parise que é o Presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, o Secretário Estadual de Saúde, Waldson Dias de Souza, e os presidentes das Sociedade de Infectologia e Gastroenterologia, dentre outros médicos.

O objetivo deste projeto é estimular a formação e capacitação de profissionais para atendimento às doenças do fígado, com estruturação de centros de referência, interiorização destes profissionais e melhoria da assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Doenças do fígado:

As doenças do fígado são causa importante de mortalidade e de comprometimento da qualidade de vida da população, sendo o câncer de fígado o quinto mais frequente.  O Brasil é um dos países com maior consumo de álcool per capita no mundo, sendo esta uma das principais causas de cirrose e de câncer de fígado.

As hepatites Virais, principalmente a hepatite C, são causas importantes de mortalidade no país, maior que os casos de mortalidade por AIDS, ainda que não se obtenha tanto espaço na mídia, e muito se avançou no tratamento e cura da Hepatite C. Entretanto, pela carência de profissionais, o acesso ao tratamento em todos os estágios das doenças do fígado, das hepatites até a fase de cirrose e ao transplante, ainda é muito restrita no meio e em todo o país.

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7554.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Ascom do HULW