Projeto Banda de Música na Academia tem mais duas atrações

Apresentam-se nesta terça-feira (3), às 20h, na sala Radegundis Feitosa, a Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba e a Banda Marcial João Gadelha

Prossegue até dezembro o Projeto “A Banda de Música na Academia” realização dos Departamentos de Música e de Educação Musical do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB), com apoio do Laboratório de Música Aplicada (Lamusi). As apresentações acontecem nas terças-feiras, na Sala Radegundis Feitosa, às 20h, no Campus I.

No calendário de apresentações, nesta terça-feira (3) estão programadas as participações da Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba e da Banda Marcial João Gadelha.

A Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba conta com músicos distribuídos nas bandas regimentais de João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras e Patos. Uma das mais antigas do Brasil, a banda da PMPB foi criada pela lei nº 291, de 8 de outubro de 1867, pelo então presidente da Província da Parahyba, José Teixeira de Vasconcelos (Barão do Maurú). Devido às condições materiais da corporação somente em 20 de abril de 1870, pela lei nº 387, sancionada pelo então presidente da província, Venâncio José de Oliveira Lisboa, a banda foi posta em funcionamento com um efetivo de 20 músicos.

Artistas renomados saíram dos quadros da banda e ganharam destaque no Brasil e até no exterior, como é o caso do maestro Severino Araújo (da Orquestra Tabajara do Rio de Janeiro), maestro Moacir dos Santos (professor de música nos EUA), José Barreto (componente da Orquestra Tupy do Rio de Janeiro) e Jurandir Félix (Jurandir do Sax, ex-militar que ganhou destaque com a execução do Bolero de Ravel nas tardes da Praia do Jacaré, em Cabedelo).

A Banda Marcial João Gadelha pertence à Escola Municipal do mesmo nome que fica localizada no bairro de Mangabeira. Faz parte de um projeto da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de João Pessoa de equipar as escolas com bandas marciais cujos instrumentos foram adquiridos em 2010.

Foto: Werneck Moreno

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria