UFPB inicia na segunda o Fórum Acadêmico do Audiovisual

Serão apresentados 42 trabalhos de universidades e atividades da III Mostra de Filmes Temáticos Matizes da Sexualidade, abertura no CCHLA, Campus I

Como parte da programação do Fórum Nacional do Audiovisual, João Pessoa recebe, a partir desta segunda (24) prosseguindo até sexta-feira (28), o Fórum Acadêmico do Audiovisual, um espaço para apresentação de 42 trabalhos de universidades e as atividades da III Mostra de Filmes Temáticos Matizes da Sexualidade que começou na semana passada. As atividades estão ocorrendo na UFPB e no Cine Digital do Espaço Cultural.

A abertura do Fórum Acadêmico acontece nesta segunda-feira, a partir das 9h no Auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) com o tema “Audiovisualidades, Desejo e Sexualidades: Olhares transversais” com as participações de Pedro Nunes (UFPB), Clayton Santos (Universidade Federal de Alagoas), Marília Campos (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Margarete Almeida (Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ), Claudio Manoel Duarte (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) e Matheus Andrade ( Universidade Federal de Campina Grande).

À tarde, o evento prossegue das 14h às 20h, no Espaço Cine Digital da Fundação Espaço Cultural, com a Terceira Mostra de Filmes Temáticos - Matizes da Sexualidade. Serão exibidos: Krámpack – Nico e Dani (Espanha); No Regret Sem Arrependimento (Coréia do Sul); Contracorriente (Peru – Espanha); e o Curta Brasil Audiovisual com o filme “24 Mil Beijos” de Fabiano Passos e Uelter Ribeiro e finalmente Kaboom (EUA – França).

O Fórum continua na terça-feira (25), nos auditórios 411 e 412 do CCHLA, com os grupos de trabalhos abordando os temas: “Poéticas Audiovisuais e Abordagens da Sexualidade” e “Culturas Audiovisuais, Diversidade Sexual e Relações de Gênero”.

“O objetivo do Fórum é refletir acerca das gradações e representação da sexualidade no universo das mídias audiovisuais”, afirma o coordenador do evento, Pedro Nunes. “Quarenta e dois trabalhos inscritos de diferentes universidades que analisam as complexidades da sexualidade com sistemáticas a exemplo de violência sexual, assédio sexual. preconceito, homofobia, pedofilia, prazer real e desejo, e outros, serão apresentados no decorrer desta semana”, finaliza o professor Pedro Nunes.

O evento é uma promoção da UFPB por intermédio do CCHLA, Digital Mídia – Núcleo de Estudos em Mídias, Processos Digitais e Sexualidade, em parceria com o NIPAM - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre a Mulher e Relações de Sexo e Gênero e do Grupo de Estudos, Pesquisa e Produção em Audiovisual, além das Universidades Federal de Campina Grande, Federal do Recôncavo Baiano, Federal Rural do Rio de Janeiro e outras sessenta entidades.

O Fórum Nacional Audiovisual se estenderá até o dia 30 deste mês. A entrada será gratuita, no entanto, a coordenação lembra que a agenda das escolas para participar da mostra de filmes deve ser realizada com antecedência com Anne Macedo pelo telefone (83) 8600-5738.

Informações e esclarecimentos sobre a programação no endereço eletrônico  http://forumacademicodoaudiovisual.wordpress.com/  ou com o coordenador Pedro Nunes no fone (83) 8829-6254.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo