Reitora anuncia em entrevista vigilância eletrônica na UFPB

Brevemente o campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) terá a instalação de várias câmeras eletrônicas para vigilância e segurança internas.

Foi o que assegurou a Reitora da UFPB, profa. Margareth Diniz, em entrevista na manhã desta segunda-feira (16) ao programa CBN João Pessoa, com apresentação e participação das jornalistas Edileide Vilaça e Verônica Guerra.

Segundo a Reitora a empresa vencedora da licitação já deverá estar iniciando em breve os trabalhos de instalação das câmeras, que serão acompanhadas 24 horas numa sala de monitoração. O projeto que visa melhorar a segurança no campus universitário e que proximamente estará em operação teve custo de 3 milhões de reais, revelou.

A Reitora também confirmou para até o final deste ano a conclusão do processo licitatório para a Construção do Centro de Reabilitação, que terá a chancela do Hospital Sarah Kubitschek num custo de 5 milhões de reais, recursos extra orçamentários viabilizados pelo senador Vital Filho e pela deputada federal Nilda Gondim.

Em praticamente 1h30 minutos de entrevista, a Reitora respondeu a perguntas de ouvintes abordando, entre outras, a questão do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), que no próximo dia 20 de julho realizará concurso público para 978 vagas, via Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBERSH). “Vejam pelo número de vagas disponibilizadas nesse concurso, a demanda reprimida que tínhamos de servidores naquele hospital”, disse a Reitora, demonstrando confiança que a partir desse processo, as coisas evoluam satisfatoriamente no HU.

Inquirida sobre o projeto Universidade Participativa, professora Margareth lembrou que esse é mais um projeto iniciado em sua gestão, e que tem proporcionado aos 16 Centros de Ensino da UFPB, melhorias e inovações até então sem perspectivas. Através do Universidade Participativa, nossa gestão tem disponibilizado a cada Centro de Ensino os recursos da matriz orçamentária para gastos com manutenção, e o mesmo valor dessa matriz exclusivamente para investimentos. “Não só asseguramos o que já existe, mas ampliamos esses recursos para novos investimentos”, disse a Reitora.

Abordada por um ouvinte sobre o funcionamento do Restaurante Universitário (RU), a gestora fez questão de frisar que a UFPB é uma das únicas universidades do Brasil a manter a gratuidade no RU. “Além de assegurarmos essa gratuidade, ampliamos para 8 mil refeições/dia a oferta à nossos alunos”, registrou.

Ascom - Reitoria(Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo - estagiária)