Grupo NEPCênico da UFPB realiza Curso de Videodança 24h

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Corpo Cênico é um Grupo de Pesquisa do CNPq mantido pelo Departamento de Artes Cênicas do Campus de João Pessoa

O Grupo de Pesquisa NEPCênico da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoverá o curso básico de formação Videodança 24h que acontecerá nos meses de julho,agosto e setembro, na sala 227 do Centro de Comunicação , Turismo e Artes, no Campus de João Pessoa. Coordenado pelo professor Guilherme Schulze será composto de três módulos independentes: Corpo e Movimento; Câmera Coreográfica; e Coreoedição.

O Videodança 24h é um curso básico de formação pioneiro que faz parte das atividades do Grupo de Pesquisa NEPCênico da UFPB. Se fundamenta em um conceito mais amplo e aberto relativo à dança contemporânea e nas pesquisas e experiências que vem sendo realizadas no Grupo de videodança ContemDança 2. Os participantes experimentarão e estudarão recursos corporais e videográficos através de diversas interfaces com a Análise do Movimento Laban (LMA) como sistema integrador.

Segundo os organizadores o curso pretende desmistificar a câmera como elemento tecnológico estranho ao ato criativo. Assim, boa parte dos exercícios serão produzidos utilizando-se celulares e câmeras domésticas por já fazerem parte do cotidiano de boa parte dos interessados em videodança. Esta abordagem inova na medida em que não se submete diretamente às tradições da produção audiovisual, por obedecer um viés que propõe trazer a cultura da dança para o processo de produção do vídeo. Estimula, portanto, uma sistemática criativa mais próxima da dança através da improvisação e dos parâmetros do movimento, como vistos na literatura de autoria de Laban e seus contribuidores a exemplo da pesquisadora Valerie Preston-Dunlop.

Videodança 24h é composto pelos módulos: Corpo em Movimento que será realizadodas 17h às 19h, nos dias 28 e 30 de julho, 1º e 4 de agosto e ministrado por Carolina Laranjeira e Guilherme Schulze. O módulo Câmera Coreográfica acontecerá das 17h às 19h, nos dias 11, 13,15 e 18 de agosto e será ministrado por Valéria Vicente e Guilherme Schulze. Já o módulo Coreoedição será realizado das 17h às 19h, nos dias 22, 24 e 29 de setembro e 1º de outubro, será ministrado por Kilma Farias e Guilherme Shulze.

NEPCênico

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Corpo Cênico (NEPCênico) é um Grupo de Pesquisa CNPq mantido pelo Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba. Está voltado para investigações nas mais variadas áreas das artes cênicas tais como dança, teatro, música e vídeo. Os trabalhos desenvolvidos por seus membros em suas linhas de pesquisa abrangem diferentes processos: processos criativos, de ensino, de encenação, e relacionamento com mídias digitais. Participam do NEPCênico estudantes de pós-graduação Lato Sensu do Curso de Especialização em Representação Teatral, professores e alunos do Departamento de Artes Cênicas, além de pesquisadores não ligados à UFPB.

As inscrições podem ser feitas online no endereço:https://docs.google.com/forms/d/1gMq9liO_ZylwQfTOcuEM2ux7Hy5ID_xjzippUTM-s90/viewform.

Mais informações pelo e-mail nepcenico@gmail.com.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria