CCSA/UFPB realiza Seminário Políticas e Práticas Culturais

O Grupo de Pesquisa da Informação ao Conhecimento, do programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/CCSA/UFPB) realiza nos dias 20 e 21 de agosto o Seminário de Políticas e Práticas Culturais.

O evento tem como objetivo discutir perspectivas, abordagens teóricas e interveniências que envolvem políticas e práticas culturais. O seminário acontece no Auditório I da Central de Aulas do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba.

As inscrições custam R$ 40,00 para profissional e R$ 20,00 para estudante, cujas quantias  devem ser depositadas na conta: Banco do Brasil / Agência: 1619-5 / conta corrente: 32.419-1 e enviar comprovante de depósito para:gdainformacaoaoconhecimento@gmail.com além de preenchimento do formulário no endereçohttps://docs.google.com/forms/d/1nMFqEfUrhcBB5VLsDPR3ZzO1nzBGiyY6-7NauzDQh5k/viewform?c=0&w=1&usp=mail_form_link

20 de Agosto (MANHÃ)

08:30h – 09:00h    Credenciamento

09:15h   Abertura

Apresentação Cultural

10:15h   Conferência

Tema: Práxis Cultur

Prof. Dr. Fernando Abath Cananéa (UFPB)

20 de Agosto (TARDE)

14:30h  Mesa Redonda 1

Tema: Heterogeneidade e multiplicidade expressas nas relações info-culturais

Objetivo: Refletir sobre a complexidade das relações infoculturais,  por meio de abordagens  contemporâneas da  ciência da informação e da cultura.

Participantes: Edilene Silva (UFPB), Helena Azevedo (FUNDARPE), José Mauro Matheus Loureiro (UNIRIO).

Maria Vitória Lima (UFPB) (Mediadora)

16:30h  Mesa Redonda 2

Tema: Práticas info-culturais

Objetivo: Discutir e compreender teorias e interveniências em práticas culturais considerando-as também informacionais.

Participantes: Bernardina Freire de Oliveira (UFPB), Maria das Graças Targino (UFPI), Regina Marteleto (IBICT/UFRJ).

Joana Coeli Garcia (UFPB) (Mediadora)

21 de Agosto (MANHÃ)

09:00h  Mesa Redonda 3

Tema: Políticas culturais

Objetivo: Discutir políticas culturais no Brasil e seus impactos por meio dos olhares do governo, do terceiro setor, e de pesquisadores.

Participantes:  Diogenes Chaves (Energisa), Marco Antonio de Almeida (USP), Valdir Lima (Secretário de Cultura Municipal).

Johnny Rodrigues (UFCG) (Mediador)

10:30h Mesa Redonda 4

Tema: Práticas culturais na cidade de João Pessoa

Objetivo: Divulgar resultados da pesquisa Mecanismos de Gestão e Disseminação de Atividades Culturais em Instituições da Cidade de João Pessoa, apresentando a visão de gestores e usuários das atividades culturais.

Participantes: Eronaldo Marques (SESC CENTENÁRIO), Edison Ferreira de Macedo (UFPB), Márcia Lucena (Secretária de Educação do Estado da Paraíba), Maria Suzana Diniz (UFPB)

Cristiana Dantas (UFPB) (Mediadora)

21 de Agosto (TARDE)

14:30h  Tema: Interveniências da informação e da tecnologia para a produção e consumo de bens culturais

Objetivo: Compreender as implicações teóricas e práticas da legislação referente as tecnologias de informação e comunicação para a cultura.

Participantes: Carlos Alberto Ávila de Araújo (UFMG), Gisele Cortes (UFPB), Laércio Alexandrino (ADM World).

Pedro Amorim (UFPB) (Mediador)

16:30h  Encerramento. Entrega de certificados.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo (estagiária)