Centro de Informática integra um dos comitês da RoboCup 2014

A Copa do Mundo da Robótica reunirá 400 times de 45 países no Centro de Convenções de João Pessoa; estão sendo esperados 60 mil visitantes

Uma equipe de professores do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está participando da organização do maior evento mundial de Robótica e Inteligência artificial, a RoboCup 2014, que começa segunda-feira (21), no Centro de Convenções de João Pessoa, com entrada aberta ao público. A RoboCup é chamada a Copa do Mundo da Robótica e um dos grandes desafios dos 400 times competidores, de 45 países, é conseguir formar uma equipe de jogadores robóticos autônomos capaz de vencer a seleção de futebol campeã deste ano.

Até o próximo dia 24, são esperados 60 mil visitantes no Centro de Convenções para assistir as competições. Em um ambiente comum, vários grupos de universidades e centros de tecnologia de todo o mundo irão mostrar os recentes avanços das pesquisas em inteligência artificial, através dessas competições. No Centro de Convenções, seis ligas estarão participando das competições, que estão programadas para acontecerem entre segunda (21) e quinta-feira (24).  No sábado (26) e domingo (27) serão realizados testes.

Os professores do CI integram o Comitê da UFPB, um dos três comitês organizadores da RoboCup. Participam os professores Alisson Brito e Tiago Nascimento, que coordenam o recém-criado Laboratório de Sistemas Embarcados e Robótica (Laser) do CI, e Alexandre Duarte, Azamor Cirne, Clauirton Siebra, Haissa Roberta Cardarelli, Sandra Luna, Victor Meneghetti, Eudisley Anjos e Valdecir Becker.

O recrutamento e seleção de voluntários para o evento é uma das atividades realizadas por esse comitê e que foi coordenada pelo professor Alisson Brito. Um total de 100 pessoas, a maior parte estudantes de graduação, foram escolhidas para darem suporte ao evento, atuando principalmente no apoio às ligas competidoras na montagem de arenas, na área de computação, em atividades de secretaria, como intérpretes e tradutores e também auxiliando no transporte dos participantes, em hotéis e dando informações ao público que virá assistir aos jogos.

Alisson Brito disse que foram selecionados voluntários de 40 países, a maioria brasileiros. Um grande número de estudantes do Centro de Informática da UFPB irá cooperar com a organização da RoboCup. Ele informou que uma característica do evento é o apoio de voluntários, em todas as edições.

Outra área na qual o Comitê da UFPB vem atuando é a de Layout, em cuja coordenação está o professor Tiago Nascimento, em parceria com Alexandre Simões. O professor Tiago Nascimento também vem dando suporte, como coordenador local, à Middle Size Robot League, que faz parte da RoboCup Soccer, uma das seis ligas que competem na RoboCup.

Na Middle Size Robot League duas equipes de cinco robôs autônomos vão jogar futebol em um campo interno de 18 por 12 metros. Cada robô será equipado com sensores e um computador para analisar a situação do jogo, visando proporcionar as melhores jogadas.Através da comunicação sem fio os robôs podem estabelecer uma comunicação e cooperação com a equipe e receber todos os comandos do árbitro. Nenhuma intervenção externa por seres humanos é permitida, exceto substituições. Os robôs têm uma altura de aproximadamente 80 cm.

Durante a RoboCup, o professor Valdecir Becker coordenará a transmissão das competições, em alta definição, via internet, gerando conteúdos para cobertura pela imprensa nacional e internacional. Segundo Becker, serão transmitidos três fluxos simultâneos de vídeo, o que permitirá a transmissão de três competições, em tempo real. No Centro de Convenções, foi montado um estúdio onde serão realizadas entrevistas com os competidores.

A organização geral é da Sociedade Brasileira de Computação, Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e do Centro Universitário da FEI. O evento tem o apoio do Governo da Paraíba, Sebrae, Oracle, Zoom, Lego Education, Brink Mobil, Aldebaran, Festo e Mathworks.

Mais informações no site da RoboCup: http://www.robocup2014.org/.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Ascom do Centro de Informática