Hospital Universitário receberá recursos do Ministério da Saúde

Será através do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais destinado aos serviços ambulatoriais e hospitalares

O Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (HULW/UFPB), vai receber do Governo Federal a quantia de R$ 1,8 milhões. O recurso conforme estabeleceu o Ministério da Saúde será destinado aos serviços ambulatoriais e hospitalares.

A liberação dos recursos financeiros fica condicionada à comprovação, pelo hospital, da sua necessidade para pagamento imediato, de forma a não comprometer o fluxo de caixa do Fundo Nacional de Saúde.

O recurso financeiro é oriundo do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF). A Portaria nº 1.482 que estabelece o envio do recurso foi publicada nesta segunda-feira (21).

Sobre o REHUF

O programa é uma parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação e tem o objetivo de aperfeiçoar a gestão administrativa, financeira e hospitalar no campo da assistência e do ensino, melhorando a integração serviço-saúde. Os valores são definidos junto com as instituições e levam em conta os indicadores e metas de desempenho de cada local. Atualmente, 45 hospitais e outras duas unidades de saúde ligadas às universidades fazem parte do programa.

Este é o segundo repasse do ano para os Hospitais Universitários (HUs). Em maio, as unidades receberam R$ 100 milhões em incentivo para melhoria de suas instalações. Até o final de 2014, a previsão é que sejam repassados pelo REHUF R$ 463,7 milhões.

O Programa foi criado em 2010 e tem entre suas diretrizes a recomposição do financiamento dos hospitais universitários federais e a recuperação física e tecnológica das instituições.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo