Tese de pesquisador do Lavid está entre as 6 melhores do país

O trabalho na área de Ciência da Computação em 2013 foi selecionado por uma comissão do XXVII Concurso de Teses e Dissertações 2014 da SBC

Uma das seis melhores teses de doutorado em Ciência da Computação, defendidas no Brasil, em 2013, é de um pesquisador do Núcleo Lavid e professor do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (CI/UFPB). A tese "Just in Time Clouds: Uma Abordagem Baseada em Recursos Terceirizados para a Ampliação da Elasticidade de Provedores de Computação na Nuvem" é de autoria do professor Rostand Costa.

O trabalho foi selecionado por uma comissão do XXVII Concurso de Teses e Dissertações (CTD 2014) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O nome do vencedor será anunciado nesta terça-feira (29), em Brasília, durante a realização da trigésima quarta edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com a orientação do professor Francisco Brasileiro. O trabalho foi aceito para apresentação no programa técnico do CTD 2014 e será publicado nos Anais do Congresso da SBC.

A tese de Rostand Costa é única desenvolvida em uma universidade do Nordeste que consta entre as seis classificadas para a etapa final.  Os outros trabalhos foram realizados na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Este ano, a organização do concurso recebeu um número recorde de submissões, com 34 teses de doutorado apresentadas por pesquisadores de diversas instituições de ensino do Brasil. Conforme a coordenação do concurso de teses e dissertações, praticamente todas as submissões foram de excelente nível, conduzindo a um processo seletivo altamente competitivo.  A melhor tese de doutorado será publicada pela Springer na série SpringerBriefs in Computer Science.

O Congresso da SBC é um evento realizado anualmente com a intenção de promover e incentivar a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional da computação. Nos quatro dias que compõem o evento, de 28 a 31 deste mês, com uma frequência diária de mil participantes, entre pesquisadores,  representantes da indústria, governo, professores, estudantes e profissionais de TICs, serão discutidos os últimos avanços científicos e tecnológicos e as futuras tendências na área de Ciência de Computação e Informática.

O evento é organizado pelo Departamento de Ciência da Computação (CIC) da Universidade de Brasília (UnB) e será realizado no Centro de Convenções Brasil 21, localizado no Eixo Monumental do Plano Piloto de Brasília.

Tese está disponível em:

Link para página do concurso: http://csbc2014.cic.unb.br/index.php/ctd.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Ascom do Centro de Informática