Reitora recebe senador Vital do Rêgo em audiência

Para encaminhar demandas e reivindicações da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) junto aos escalões governamentais em Brasília, a Reitora Margareth Diniz recebeu em seu gabinete nesta sexta-feira (25) o Senador Vital do Rêgo Filho, que se fazia acompanhar do ex-governador da Paraíba, José Maranhão e do suplente de senador Tavinho Santos.

Acompanhando a Reitora na audiência estavam ainda o Procurador da UFPB, Carlos Mangueira, o pró-reitor de pós-graduação, Isac Medeiros, o coordenador do Fórum Universitário, Iedo Fontes, assessor da reitoria, Lúcio Flávio, e a professora Virgínia Siqueira, supervisora do Centro de Referência de Atenção à Saúde.

A Reitora expôs algumas demandas da UFPB que necessitam de um trabalho político/legislativo em Brasília, como o destravamento de recursos extra orçamentários conseguidos em concorrência nacional por pesquisadores da instituição, a conquista de um canal para a instalação da Rádio Universitária e a consolidação do Centro de Reabilitação Funcional. “Todos são projetos de ensino, pesquisa e extensão, fundamentais para a ampliação e a melhoria do ensino em nossa universidade”, relatou a dirigente universitária.

O senador Vital Filho fez questão de reafirmar que “tenho compromisso desde há muito com ao UFPB pelo poder e estímulo que ela representa para o desenvolvimento da Paraíba”, disse. Ele lembrou, inclusive, que já conseguiu 5 milhões de reais para a construção do prédio do Centro de Reabilitação Funcional da UFPB, que terá referência do Hospital Sarah Kubistchek, de Brasília, e que agora está conseguindo verbas para aparelhagem e funcionamento do futuro Centro, que servirá a milhares de nordestinos e paraibanos com problemas motores. “Ao todo devemos estar conseguindo a liberação de 10 milhões de reais para sua implantação”, disse o senador.

Quanto a Rádio Universitária, Vital do Rêgo assegurou que o projeto está tramitando nos gabinetes da capital do país e que em breve a UFPB terá o seu canal radiofônico liberado. Ele também se comprometeu em buscar recursos para construção do prédio do CRAS – Centro de Referência de Atenção à Saúde, que prestará atendimento médico de várias especialidades para toda comunidade universitária, o que equivale dizer, alunos, professores, funcionários e seus dependentes.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)