Reitora da UFPB participou do III Encontro Internacional de Reitores Universia, no RJ

A Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Margareth Diniz participou, no Rio de Janeiro, do III Encontro Internacional de Reitores Universia, conferência organizada pelo Banco Santander, e que está reunindo Reitores e Presidentes de 1277 universidades de 37 países.

Com o tema “A universidade do século XXI: uma reflexão a partir da Ibero-América”, o encontro teve como objetivo promover uma reflexão sobre as universidades a partir de uma perspectiva ibero-americana, já que os países dessa região são os mais representados no evento, embora dele participem Reitores de países africanos, asiáticos e europeus.

No encontro houve duas sessões plenárias e dez debates paralelos, onde foram abordadas questões como a qualidade do ensino, pesquisa e inovação, financiamento dos centros educacionais  superiores, a contribuição das universidades para o desenvolvimento social e o compromisso com o meio ambiente.

Este encontro do Rio de Janeiro é o terceiro organizado pela Universia, maior rede mundial de universidades de língua hispânica e portuguesa, que congrega 1.216 instituições de educação superior de 23 países ibero-americanosque contam com 14 milhões de alunos e professores.

Como saldo desse encontro, projetos universitários de 270 instituições brasileiras serão contempladas com 70 milhões de euros, em 4 anos. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está entre as contempladas, segundo anúncio feito no encerramento do encontro pelo presidente do Banco Santander, Emílio Botín.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo - estagiária)