Cineclube Alumiar exibe documentário sobre Ariano Suassuna

‘O Senhor do Castelo’ tem direção de Marcus Vilar, produção de Durval Leal e narra a trajetória de vida do escritor e sua luta em defesa da língua portuguesa

Nesta quinta feira (31), às 19h30, no Cine Aruanda do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB), o Alumiar Cineclube apresenta o longa documental “O Senhor do Castelo” de Marcus Vilar que retratou ao longo de 15 anos a vida e obra de Ariano Suassuna.

O Alumiar Cineclube vai prestar uma homenagem ao paraibano Ariano Suassuna e após a exibição do documentário acontecerá um debate com o cineasta Marcus Vilar realizador do filme.

O Senhor do Castelo, de Marcus Vilar (Doc | 70' | 2007 | PB)

O documentário de longa-metragem “O Senhor do Castelo”, sobre o escritor Ariano Suassuna levou quinze anos para sua finalização, com direção de Marcus Vilar e produção de Durval Leal Filho. A realização do documentário teve seu inicio em 1992 na aula magna do Reitorado do professor Neroaldo Pontes, uma das primeiras aulas espetáculo ministrada por Ariano Suassuna.

A realização é da ONG PARA’IWA, em coprodução da TV Viva, Comvídeo e Universidade Federal da Paraíba – PRAC-COEX. Durante 70 minutos Ariano narra sua trajetória de vida e discorre sobre sua luta em defesa da língua portuguesa.

A figura lendária de Ariano, este Dom Quixote Armorial passeia no campo da emoção e da paixão, falando da sua herança de luta e resistência, desde a morte prematura do pai, na década de 30, sua infância lúdica e repleta das tradições ibérica, e das personagens engraçadas da cultura sertaneja, e a criação do movimento Armorial na década de 70.

Com locações na Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro a produção contou com colaboração e apoio de várias pessoas e empresas ao longo desta trajetória, com consultoria de Idelette Muzart, Bráulio Tavares e Carlos Newton. O argumento foi estruturado por Idelette Muzart, Marcus Vilar e Torquato Joel. A trilha sonora tem a participação de Fernando de Farias Pintassilgo, Erivan Araújo do Grupo Tocaia, Antonio Nóbrega e Antonio Madureira.

A produção do filme é de Marcus Vilar e Durval Leal que realizaram o longa, e contou com a colaboração decisiva de Guel Arraes, Luiz Fernando Carvalho, George Jonas, Walter Carvalho e Antonio Nóbrega, que cederam imagens de algumas produções das obras de Ariano e apoio do Governo da Paraíba, em 2003. Marcus e Durval fazem parte da equipe da Coordenadoria de Extensão Cultural da Universidade Federal da Paraíba e desenvolvem ações de extensão cultural e produções audiovisuais. O “O Senhor do Castelo” é o primeiro longa metragem da dupla que realizaram os filmes de curta metragem “A Canga” e “O meio do Mundo”, premiados em vários Festivais de Cinema do Brasil e exterior."

O ‘Alumiar Cineclube’ é uma atividade curatorial e de extensão utilizando o cineclubismo como meio de difundir e provocar a discussão de caráter acadêmico, sobre o Audiovisual Brasileiro em seus vários âmbitos socioculturais e educacionais.

O cineclube é uma iniciativa de sete alunos do Curso de Cinema e Audiovisual, sendo eles: Jaílson Batista, Nina Flor, Bruno Vinelli, Charliane Rodrigues, Leonardo Gonçalves, Mariana Dutra e Hélder Nóbrega.  A coordenação e orientação ficam a encargo do professor Fernando Trevas, curador audiovisual de João Pessoa, e professor do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPB.

Mais informações na Coordenação do Curso de Cinema e Audiovisual. Informações sobre o filme e a sessão acesse a página do evento no facebook:https://www.facebook.com/events/466907460112837/.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria