Orquestra de Cordas da UFPB realiza concerto de Música Brasileira

A Orquestra de Cordas da UFPB se apresenta na Sala de Concertos Radegundis Feitosa nesta sexta-feira (01), às 20h. Uma peculiaridade muito especial deste concerto será a participação de dois ex-alunos do departamento de Música da UFPB que, hoje, possuem carreiras artísticas internacionais.

No programa dedicado à Música Brasileira estão incluídas obras de Camargo Guarnieri, Alice Lumi Satomi, Marcelo Rauta, Danilo Tomic, Beetholven Cunha e Guerra-Peixe. Na regência estará Kayami Satomi, que também fará o solo de violoncelo em uma das peças. Na flauta, como solista, estará Víctor Diniz que, atualmente, reside na Alemanha.

O concerto ainda terá a participação do Maestro João Linhares, que regerá uma das obras. Com entrada franqueada ao público em geral, o concerto iniciará com o "Ponteio e Dança" para Violoncelo e Orquestras de Cordas, de Camargo Guarnieri; seguindo com a "Rapsódia da Caboclonagem", de Alice Lumi Satomi; e o Concertino n. 1 para Flauta e Cordas, de Marcelo Rauta (em estréia mundial), o qual tem como subtítulo "Divertimentos de Pan".

O SOLISTA

Nascido em 1984, o paraibano Vítor Diniz iniciou aos 12 anos o estudo da flauta, participando já pouco depois de turnês orquestrais para Argentina, Estados Unidos e Portugal. Aos 17 anos, mudou-se para a Alemanha, onde obteve seu Diploma de Mestrado. Vitor Diniz foi premiado como solista da Orquestra Sinfônica Brasileira por ocasião do Concurso Nelson Freire OSB 2010. Em âmbito internacional, recebeu em 2007 o segundo prêmio e o prêmio de melhor interpretação da música escrita para o Volos International Flute Meeting na Grécia. Atualmente, leciona em diferentes escolas na Alemanha, tendo alunos premiados em concursos nacionais e internacionais.

O MAESTRO

Filho do flautista Fernando Farias e da compositora e etnomusicóloga Alice Lumi Satomi, ambos professores da Universidade Federal da Paraíba, Kayami se iniciou na música aos quatro anos com sua mãe e na Teca Oficina de Música, em São Paulo. Aos 7 anos, começou a frequentar o Curso de Extensão de Música da UFPB, até cursar o Bacharelado em Música, com habilitação em violoncelo, graduando-se em 2005. Atualmente, Kayami ministra aulas em diversos festivais pelo Brasil, é professor efetivo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde ensina violoncelo, música de câmera, e é diretor artístico do UDI Cello Ensemble.

Mais informações: 3216-7143 (Lamusi-CCTA-UFPB)

Ascom - Bob Vagner c/ assessoria CCTA