Série “Concertos Internacionais” da UFPB apresenta dois concertos esta semana

Os concertos acontecem nesta quinta-feira (07) e no sábado (09) na Sala Radegundis Feitosa, Campus I da UFPB, João Pessoa.

Em prosseguimento à Série de Concertos Internacionais do Programa de Pós-Graduação em Música, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está apresentando dois concertos especiais nesta semana. Na quinta-feira (07) às 20h, se apresentam as pianistas Cinzia Bartoli (Itália) e Patricia Vila (Argentina), em recital de piano a quatro mãos.  Já no sábado (09) às 17h, se apresentam os norte-americanos Michael e Jamie Gurt, ao lado dos professores Paula Bujes e Pedro Huff (UFPE). Todos os concertos têm entrada franca ao público.

As renomadas pianistas Cinzia Bartoli (Itália) e Patrícia Vila (Argentina) estão realizando extensa turnê pela América do Sul. Com carreiras solo e também educadoras, as duas pianistas se encontram anualmente em Buenos Aires para a realização de um festival de piano, que inclui masterclasses e um Concurso para jovens pianistas, promovido pelo instituto Musicarte XXI. Na premiação, concertos em Buenos Aires, Roma e no Festival de Música de Savona (Itália). Na etapa do Nordeste do Brasil, os recitais têm apoio do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB. No programa, importantes obras para esta formação, incluindo composições de Mozart (Sonata KV 381), Debussy (Petite Suite), Maurice Ravel (Ma mere l’oye) e Poulenc (Sonata).

Já no sábado (09), será apresentado um concerto de música de câmara com os professores da Louisiana State University, Michael Gurt e Jamie Gurt (piano), ao lado dos professores Paula Bujes (violino) e Pedro Huff (violoncelo) da UFPE. No programa rico e variado, estão incluídas obras de Villa-Lobos, Carl Nielsen, Saint-Saens e Paul Schoenfield. Este concerto faz parte de um intercâmbio artístico-acadêmico entre as três instituições.

A Série Concertos Internacionais do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB é uma iniciativa dos docentes da área de Práticas Interpretativas (Performance) do PPGM/UFPB, com apoio da coordenação do PPGM, através do Prof. Dr. Luis Ricardo Queiróz, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPG) e da Reitoria da UFPB. Este ano, por sinal, marca o décimo aniversário de fundação da Pós-Graduação em Música da UFPB, que agora oferece cursos de mestrado e doutorado na área. Desde sua fundação, o PPGM já formou cerca de 100 mestres, incluindo as áreas de Práticas Interpretativas, Educação Musical, Composição, Musicologia, Etnomusicologia e Sonologia.

Ascom - Reitoria com informações do PPGM