Alunos têm até dia seis para preencher questionário do Enade

Estudantes de 50 cursos da UFPB que farão o Exame Nacional de Desempenho (Enade) terão até o dia 6 de novembro para preencher questionário eletrônico

O questionário está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e as provas serão aplicadas no dia 6 de novembro.

Para a entrada no sistema, o estudante da UFPB deverá informar  o número do CPF e senha. O acesso será validado por meio do número do documento digitado. O Enade vai acontecer no dia 6 de novembro com provas às 13h (horário de Brasília).

De acordo com o Inep, as informações do questionário subsidiam indicadores educacionais de qualidade da educação superior, como o Conceito Preliminar do Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC). Dirigentes das instituições de ensino superior podem acompanhar o número de questionários respondidos.

Segundo Rosimar de Castro Barreto, da Pró-Reitoria de Graduação, o  Enade  é um dos procedimentos de Avaliação da Educação Superior – SINAES - , que classifica o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação, ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.

Deverão fazer a prova do  Enade  pela UFPB estudantes de 50 cursos sendo 46 cursos presenciais  e quatro do UFPB Virtual assim distribuídos: Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (12); Centro de Tecnologia (11); Centro de Ciências Exatas e da Natureza (7); Centro de Educação (3); Centro de Ciências Aplicadas e Educação (3); Centro de Ciências da Saúde (1); Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (1); Centro de Ciências Agrárias (1) e UFPB Virtual (4).Os alunos devem estar atentos para a obrigatoriedade do preenchimento do Questionário do Estudante (Portaria Normativa MEC nº40/2007, art.33-J,§1º). O prazo para o preenchimento vai até 6 de novembro no endereço eletrônico:http//enade.inep.gov.br

Sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é uma avaliação anual feita pelo MEC para verificar a qualidade do Ensino Superior no Brasil através do conhecimento dos alunos, tanto os que estão ingressando, quanto os que estão concluindo seu curso superior.

O Enade é importante para a Instituição de Ensino Superior, mas é duas vezes mais importante para o aluno. Através do Enade é que o MEC gera o conceito do curso em que o aluno esta estudando. Isso acaba definindo o peso e importância do diploma dele.

Outras informações sobre o Enade na Pró-Reitoria de Graduação da UFPB no prédio da Reitoria da UFPB no telefone (83) 3216 7279.

CURSOS PARTICIPANTES DO ENADE – 2011.

CENTRO

CURSO

Centro de Tecnologia – CT

1 - Arquitetura e Urbanismo;

2 - Engenharia Civil;

3 - Engenharia Mecânica;

4 - Engenharia de Alimentos;

5 - Engenharia de Produção; (curso novo)

6 - Engenharia de Produção Mecânica;

7 - Engenharia Química; (curso novo)

8 - Química Industrial;

9 - Engenharia Ambiental; (curso novo)

10 - Engenharia de Materiais; (curso novo)

11 - Engenharia Elétrica. (curso novo)

Centro de Ciências Exatas e da Natureza – CCEN

1 - Ciências Biológicas – Bach e Lic;

2 - Física – Bach e Lic;

3 - Matemática – Bach e Lic;

4 - Geografia – Bach e Lic;

5 - Química – Bach e Lic;

6 - Ciências da Computação;

7 - Engenharia de Computação. (curso novo)

Centro de Ciências Humanas Letras e Artes – CCHLA

1 - Historia – Lic;

2 - Historia – Lic (Mov. Sociais do Campo);

3 - Filosofia – Bach e Lic;

4 - Artes Visuais – Lic;

6 - Musica – Lic;

7 - Ciências Sociais – Bach e Lic;

8 - Letras – Espanhol;

9 – Letras – Português;

10 – Letras – Inglês;

11 – Letras – Francês;

12 – Letras – Línguas Clássicas; (curso novo)

.

Centro de Educação – CE

1 - Pedagogia – Lic;

2 - Pedagogia – Lic (Educação do Campo);

3 - Pedagogia – Lic (Mov. Sociais do Campo); (curso novo)

Centro de Ciências da Saúde – CCS

1 - Educação Física – Lic.

Centro de Ciências Aplicadas e Educação – CCAE

1 - Matemática – Lic;

2 - Pedagogia – Lic;

3 - Ciências da Computação – Lic;

4 - Sistema de Informação – Bach;

Centro de Ciências Agrárias - CCA

1 - Ciências Biológicas – Bach e Lic.

Centro de Ciências Humanas Sociais Agrárias – CCHSA

1 - Pedagogia – Lic.

Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional – CTDR

1 – Tecnologia em Alimentos. (curso novo)