Curta, produzido em julho deste ano por estudantes do Curso de Cinema da Universidade Federal da Paraíba, participa da Mostra de Direitos Humanos
O filme “Pau de Arara”, produzido em julho deste ano, será apresentado nesta segunda-feira (11), às 19h30, no Cine Aruanda-UFPB. A exibição de estreia faz parte da Mostra de Direitos Humanos realizada pela Coordenação do Curso de Cinema da Universidade Federal da Paraíba, em parceria com o Cinesesc, e se estenderá por toda semana com exibições seguidas de debates com especialistas na área.
O evento tem entrada gratuita e faz parte das atividades cineclubistas de caráter acadêmico desenvolvidas no Cine Aruanda da UFPB, pela coordenação do Curso de Cinema e Audiovisual, que tem como objetivo difundir o cinema e o audiovisual em nosso estado em suas vários vertentes socioculturais e educacionais. Tais atividades estão voltadas para todo o centro acadêmico da Universidade Federal da Paraíba, bem como todo o público paraibano interessado.
Na noite inaugural da Mostra de Direitos Humanos acontecerá a estreia trata-se de “Pau de Arara”, curta metragem com direção coletiva dos alunos do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPB supervisionados pelo professor João de Lima Gomes, coordenador do curso.
Autoria
Os alunos foram Leonardo Gonçalves, Charliane Rodrigues, Jaílson Batista e Hélder Nóbrega, que assinam direção conjunta com João de Lima Gomes. O professor Elias de Lima Lopes, do Departamento de Artes Cênicas, ficou com a preparação do ator Joziel Santos, bacharelando em Teatro da UFPB. Joziel é o protagonista da obra que, em sua história traz uma personagem que sofre dores físicas e psicológicas num pau de arara, instrumento de tortura muito utilizado após o golpe militar no Brasil, desde 1964, nos anos que seguiram a ditadura.
Segundo João de Lima Gomes, a ideia de fazer o curta metragem, partiu de uma entrevista realizada para um documentário, onde um entrevistado relatou com detalhes o que lhe havia acontecido nos anos de chumbo no nosso país.
O Cine Aruanda está localizado no Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA), na UFPB, Campus de João Pessoa. Informações na Coordenação do Curso de Cinema da UFPB.