Dicionário de Investigação do Cotidiano do Grupecj/UFPB será lançado em João Pessoa

O lançamento acontece dia 15 de agosto às 19h30, no salão de exposição do Casarão 34, no Centro da cidade. A entrada é gratuita.

Comemorando 12 anos de existência, o Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (Grupecj) lançará, na próxima sexta-feira, o Dicionário de Investigação do Cotidiano, Vozes do Papel: cartografias de ideias no jornalismo impresso II Volume (Editora Marca de Fantasia- João Pessoa PB). A equipe de pesquisadores é coordenada pelo professor doutor em Sociologia e membro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB, Wellington Pereira, que assina a obra como organizador.

No evento, o escritor e professor da UFPB, Hildeberto Barbosa Filho, membro honorário do Grupecj, debaterá com o público algumas das temáticas presentes no livro, considerado um marco na pesquisa acadêmica no campo dos estudos do jornalismo impresso. O segundo volume do “Dicionário” abrange novas perspectivas de investigação sobre a mídia e o cotidiano através da verificação das formas de construção de ideias recorrentes na vida cotidiana através da linguagem jornalística.

“O objetivo do Grupecj, desde o início, foi estudar a relação das linguagens do jornalismo impresso e as teorias que problematizam o cotidiano no campo da Sociologia, Antropologia, Filosofia e Estética. Mas tudo isso aplicado aos enunciados presentes no jornalístico da Paraíba”, detalha o professor Wellington Pereira, que comenta com satisfação o fortalecimento do grupo de pesquisadores, considerado de referência no âmbito da investigação acadêmica brasileira sobre jornalismo impresso e cotidiano.

Em 2008, o Grupecj venceu o Prêmio Luiz Beltrão na Categoria Grupo Inovador de Pesquisa em Comunicação outorgado pela Intercom - Associação Interamericana de Estudos em Comunicação. Nestes 12 anos de atuação, fizeram parte da equipe pesquisadores que hoje são doutores, mestres e doutorandos com atuação no Brasil e no exterior.

No Grupecj, todos eles assumem a missão de pensar sobre a práxis jornalística e seus efeitos no cotidiano, o que tem estimulado o nascimento de uma nova geração de pesquisadores da mídia paraibana, muitos, são estudantes do Mestrado Acadêmico em Comunicação e Culturas Midiáticas da UFPB. No Dicionário de Investigação do Cotidiano, essa equipe encara de forma crítica a relação entre mídia e cotidiano trazendo aos leitores cartografias investigativas sobre formas do dia a dia no jornalismo impresso.

“Com 12 anos de criação fomos registrando as nossas pesquisas em mais de dez livros, incluindo em formatos e-book, os quais são reflexos de estudos direcionados à Mídia e Cotidiano. Quando o Grupecj nasceu, ainda não havia a Pós-Graduação em Comunicação (mestrado acadêmico) da UFPB, e a nossa contribuição foi legitimar a pesquisa relacionada a esses estudos com a colaboração de vários professores”, frisou o organizador do “Dicionário”, Wellington Pereira.

Ascom - Reitoria com assessoria