Orquestra Sinfônica da UFPB faz concerto nesta sexta (15)

Com solos de Conceição Benck e Vinicius Amaral, a Orquestra Sinfônica da UFPB faz apresentação às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, no CCTA, Campus I

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) realiza concerto nesta sexta-feira (15), às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, no Campus de João Pessoa. O evento é produzido pelo Laboratório de Música Aplicada (Lamusi), do Centro de Ciências, Turismo e Artes (CCTA), e dá sequência às atividades semanais mantidas no local, sempre às sextas-feiras, explorando formações diversas da OSUFPB, como cordas, sopros, metais, além de uma formação pop, que mantém rica ligação com a música popular.

Este concerto será regido pelo maestro Marcos Arakaki, um dos mais conceituados em atuação do Brasil, e terá como solistas os músicos Conceição Benck (foto), flautista, e Vinícius Amaral, violino. No repertório, obras de Mozart, J. Sibelius, R. Vaugham Williams e Gabriel Fauré.

Os concertos realizados pelo Lamusi têm um tom didático, uma vez que quinze minutos antes de toda apresentação é proferida uma pequena palestra sobre o repertório apresentado. Nesta sexta-feira (15), a palestra será feita pelo próprio maestro Marcos Arakaki.

Até o final do ano o Lamusi tem programado mais quatorze concertos com a OSUFPB. A entrada é aberta para o público em geral.

J. SIBELIUS  . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . Valsa Triste

W. A. MOZART  . . . . . . . . . . . . . . . . Concerto em Sol Maior para flauta – K. 313

- Allegro Maestoso

- Adagio non tropo

- Rondo

Solista: Conceição Benck – Flauta

R. VAUGHAM WILLIAMS . . . . . . . . . The Lark Ascending

Romance para violino e orquestra

Solista: Vinicius Amaral – Violino

G. FAURÉ . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Suite Pelléas ET Mélisande - op. 80

- Prélude

- Fileuse

- Sicilienne

- Morte de Mélisande

Conceição Benck

Possui Bacharelado em Musica pela Universidade Federal da Paraíba (1990) e Doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2004). Atualmente é professora do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba. Tem sua sólida formação com grandes flautistas como Gustavo Paco (Argentina/Brasil), Aurèle Nicolet (Suíça) e Alain Marion (França). Organizou o I e II Festivais Norte/Nordeste de Flautistas.

Vinicius Amaral

Mestre em Música pela UFRJ, Vinicius Amaral foi spalla da Orquestra Sinfônica Nacional/UFF, integrante da Orquestra Petrobras Sinfônica e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal (RJ). Como camerista, apresentou-se na Alemanha, Suíça, Estados Unidos, África do Sul e Paraguai, sendo, ainda, vencedor do XIII Prêmio Carlos Gomes de Música Erudita com o Quarteto Radamés Gnattali, como melhor conjunto de câmara (SP, 2009). Atuou como solista frente à Orquestra do Johann-Andreas-Schmeller-Gymnasium Nabburg (Alemanha), Orquestra Sinfônica Nacional/UFF, Orquestra Sinfônica da Bahia, Camerata Florianópolis, entre outras.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria