Editora Universitária participa da Bienal Internacional do Livro

O evento é organizado pela Câmara Brasileira do Livro e vai reunir várias editoras brasileiras e estrangeiras para apresentar lançamentos de seus títulos

A Universidade Federal da Paraíba estará representada na XXIII Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontecerá entre 22 e 31 de agosto de 2014 no pavilhão de Exposições do Anhembi. Trinta títulos editados pela Editora Universitária estarão disponíveis no stand coletivo da Associação Brasileira de Editoras Universitárias.

Segundo informações da diretora da Editora Universitária, Izabel França de Lima, das 30 obras editadas pela UFPB, quatro serão lançadas durante o evento: Terra Distante, de João Lima Gomes; Cinema e Memória: O Super-8 na Paraíba nos anos 1970 e 1980, organizado por Fernando Tavares Falcone; Nutrição Clínica: Uso do sistema de Equivalentes na Prática Dietoterápica, organizado por Maria José de Carvalho Costa: e Experiências Metodológicas em Ciências da Informação, organizado por Henry Poncio Cruz de Oliveira. Também serão lançados os catálogos 2013 e 2014 de obras literárias editadas pela Universidade Federal da Paraíba.

A 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontecerá entre 22 e 31 de agosto de 2014 no pavilhão de Exposições do Anhembi. Com uma programação abrangente, o evento mescla literatura com diversão, negócios, gastronomia e cultura.

O evento reunirá as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país. São cerca de 480 expositores participantes que apresentarão para 800 mil visitantes seus mais importantes lançamentos em um espaço total de 60 mil m².

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é um evento cultural organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), que reúne várias editoras brasileiras e estrangeiras para apresentar lançamentos e seus títulos. A 19ª edição, ocorrida em 2006, contou com 800 mil visitantes.

A primeira Bienal Internacional do Livro de São Paulo aconteceu entre 15 e 30 de agosto de 1970, no Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, decorrência de um projeto que se iniciou na década de 1950. Nessa época, mais precisamente em 1951, com o intuito de introduzir no país a tradição europeia das feiras de livros encontradas na França, na Alemanha e na Itália, a CBL promoveu a primeira Feira Popular do Livro, na  Praça da República.

A experiência foi retomada em 1956 e deslocada para o Viaduto do Chá, ponto ainda mais central da capital paulista e de grande fluxo de pedestres. O projeto foi ganhando corpo e novos adeptos. Em 1961, em parceria com o Museu de Arte de São Paulo, foi promovida a primeira Bienal Internacional do Livro e das Artes Gráficas, evento que se repetiu em 1963 e 1965. Eles serviram de ensaio para a primeira Bienal Internacional do Livro bancada exclusivamente pela CBL, em 1970.

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias