Seminário na UFPB vai discutir Políticas e Práticas Culturais

Conferências, apresentação de pesquisas e mesas redondas fazem parte da programação do evento que acontece nesta quarta-feira (20) e quinta-feira (21)

O grupo de pesquisa Da Informação ao Conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação realiza o Seminário Políticas e Práticas Culturais. Será nesta quarta-feira (20) e quinta-feira (21), no Auditório I da Central de Aulas do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba (CCSA/UFPB), Campus de João Pessoa.

O objetivo do seminário é entender as várias nuanças do conceito de cultura, discutindo as perspectivas e abordagens teóricas com as quais a Ciência da Informação se ocupa e as interveniências que envolvem políticas públicas e práticas desenvolvidas para e pela cultura.

Da programação, além da Conferência de Abertura sobre Práxis Cultural e dos resultados do último projeto de pesquisa do Grupo: Da Informação ao Conhecimento, o Seminário se subdivide em 5 mesas redondas das quais participam gestores de instituições públicas e privadas,  docentes da UFPB e do PPGCI/UFPB, e acadêmicos nacionais cujas pesquisas tratam de ação cultural, política cultural, interveniências das tecnologias de informação e comunicação na produção de cultura que refletem sobre cultura em sua formação de identidade, de diversidade ou de multiplicidade.

20 de Agosto (MANHÃ)

8h30 – 9h - Credenciamento

9h15 - Abertura

Apresentação Cultural

10h15 - Conferência - Tema: Práxis Cultural - Professor Dr. Fernando Abath Cananéa (UFPB)

20 de Agosto (TARDE)

14h30 - Mesa Redonda 1 - Tema: Heterogeneidade e multiplicidade expressas nas relações info-culturais

Objetivo: Refletir sobre a complexidade das relações infoculturais, por meio de abordagens contemporâneas da ciência da informação e da cultura.

Participantes: Edilene Silva (UFPB), Helena Azevedo (IFPE), José Mauro Matheus Loureiro (UNIRIO).

Maria Vitória Lima (UFPB) (Mediadora)

16h30 - Mesa Redonda 2 - Tema: Práticas info-culturais

Objetivo: Discutir e compreender teorias e interveniências em práticas culturais considerando-as também informacionais.

Participantes: Bernardina Freire de Oliveira (UFPB), Maria das Graças Targino (UFPI), Regina Marteleto (IBICT/UFRJ).

Joana Coeli Garcia (UFPB) (Mediadora)

21 de Agosto (MANHÃ)

9h - Mesa Redonda 3 - Tema: Políticas Culturais

Objetivo: Discutir políticas culturais no Brasil e seus impactos por meio           dos olhares do governo, do terceiro setor, e de pesquisadores.

Participantes: Dyógenes Chaves Gomes (Energisa), Marco Antonio de Almeida (USP), Valdir Lima (Secretário de Cultura Municipal).

Johnny Rodrigues (UFCG) (Mediador)

10h30 - Mesa Redonda 4 - Tema: Práticas culturais na cidade de João Pessoa

Objetivo: Divulgar resultados da pesquisa Mecanismos de Gestão e Disseminação de Atividades Culturais em Instituições da Cidade de João Pessoa, apresentando a visão de gestores e usuários das atividades culturais.

Participantes: Edison Ferreira de Macedo (UFPB), Eronaldo Marques (Sesquicentenário), Márcia Lucena (Secretária de Educação do Estado da Paraíba), Maria Suzana Diniz (UFPB)

Cristiana Dantas (UFPB) (Mediadora)

21 de Agosto (TARDE)

14h30 - Mesa Redonda 5 - Tema: Interveniências da informação e da tecnologia para a             produção e consumo de bens culturais

Objetivo: Compreender as implicações teóricas e práticas da legislação referente às tecnologias de informação e comunicação para a cultura.

Participantes: Carlos Alberto Ávila de Araújo (UFMG), Gisele Cortes (UFPB), Laércio Alexandrino (ADM World).

Pedro Amorim (UFPB) (Mediador)

16h30 - Encerramento.

Para se inscrever o interessado deve preencher o formulário no site:https://docs.google.com/forms/d/1nMFqEfUrhcBB5VLsDPR3ZzO1nzBGiyY6-7NauzD.... Profissionais pagam R$ 40,00 e estudantes R$ 20,00. A Conta para depósito: Banco do Brasil / Agência: 1619-5 / conta corrente: 32.419-1.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria