Realizada IV Semana de Cultura UFPB

O Intercâmbio Cultural UFPB aconteceu entre os dias 12 a 17 de agosto se estendendo com passeios históricos e culturais.O evento realizou-se no Hall e Auditório Milton Paiva do Prédio da Reitoria, coordenado pelo Projeto de intercâmbio cultural entre a Paraíba (Brasil) e outros países – UFPB em parceria com a Associação Brasileira de Desenhos e Artes Visuais (ABD) do Rio de Janeiro com a presença da Presidente Marly Bárbara.

O evento intitulado “IV Semana de Cultura – Intercâmbio Cultural” teve como objetivo a difusão da cultura regional e brasileira apresentando as expressões na literatura, artes plásticas, música, dança e outros. A TV UFPB, Jornal Sem Fronteiras (RJ) com a Editora Dyandreia Portugal e o Programa “Vamos que Vamos por aí” (RJ) com “Papo com Artista” da Diretora Izabelle Valladares estiveram presentes registrando momentos importantes do intercâmbio.

A mesa foi composta pelo Pró-Reitor de Ações Comunitárias (PRAC), Profº Orlando Villar, Coordenadora dos Projetos de Extensão e Ação Comunitária (COPAC), Profª Bernardina Carvalho, Coordenadora do Intercâmbio Cultural, Jô Mendonça Alcoforado, Editora do Jornal Sem Fronteiras, Dyandreia Portugal, Presidente da ABD, Marly Bárbara e Vice Presidente Sandra Erse.

No evento houve a apresentação musical da artista violinista Belle Soares (PB) e entrega de premiações com a abertura da vernissage ABD e Intercâmbio Cultural. Todos os participantes foram homenageados no evento com diplomas e medalhas. Da instituição UFPB receberam a homenagem a Magnífica Reitora Profª Margareth Diniz, Pró Reitor da PRAC, a Coordenadora da COPAC, a universitária Denise da Silva Nascimento e Jô Mendonça Alcoforado. Os paraibanos Dival Gomes da Costa (literatura), Belle Soares (música), Tarcísio Fagundes (literatura poética) receberam o Prêmio de Excelência Cultural ABD por se destacarem no cenário regional e nacional pelo talento em suas áreas de expressões e Djair Duarte uma homenagem nas Artes Plásticas.

Brasileiros dos estados da BA, RJ, SP, TO, RS, ES, PE, RN, AC, PI, PR, SC, MA, MG, SC também foram agraciados com homenagens.  As palestras das escritoras Profª Irma Galhardo (TO) “A Literatura Tocantinense rompendo fronteiras”, Profª Yolanda Cintrão(SP)  “O Quanto basta para ser feliz” e Profª Miriam de Sales (BA) “Literatura e Humor Apimentado” foi um bate papo com os presentes trazendo uma riqueza de informações importantes sobre literatura, arte e cultura do país. A exposição de artes plásticas no hall da reitoria reuniu 30 obras de artistas de vários estados.  Exposição de livros autorais,  antologias em várias línguas, português, francês, italiano, inglês reuniu livros que faz parte do intercâmbio. Finalizando a semana de cultura com os passeios culturais.

O Projeto “Qualidade de Vida: Prevenção e Tratamento de doenças no uso e abuso de substancias químicas nas comunidades Universitárias” em parceria expôs quatro (4) trabalhos em banner de iniciação científica de bolsistas e colaboradores universitários do projeto; Denise Nascimento do curso de Química, Rossana Sabino do curso de Farmácia  e  Ana Lúcia  Santos do curso de Psicologia com temáticas sobre as drogas, Alimentação do RU, Terapias Comunitárias, e Implicadores de Dependências Químicas que interferem na Qualidade de Vida dos Universitários.

Ainda no evento foi aplicada uma técnica do resgate da autoestima no grupo do intercâmbio visando o empoderamento do “EU” servindo de reflexões que faz brotar a criatividade do ser humano e o fortalecimento da identidade cultural e pessoal, buscando a felicidade diante de suas potencialidades. Os dois projetos seguem juntos trocando os conhecimentos, informações apresentando ao público histórias ou estórias de vida com as suas transformações. A identidade cultural de todos estavam registradas nas obras expostas em livros e em artes plásticas para o público interessado.

Para mais informações sobre o Intercâmbio Cultural e a quarta semana de cultura acesse:

Contato: intercambiocuturalentrepaises@yahoo.com.br

Blog: http://4semanadeculturaintercambioufpb2014.blogspot.com.br/

Ascom - Reitoria ( Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo - estagiária) informações de Jô Alcoforado