Terapia Ocupacional é tema de eventos no Campus I da UFPB

Eventos nacionais discutem de 13 a 16 de outubro o aprimoramento profissional e pesquisa nas seguintes áreas: saúde, assistência social, educação e cultura

De 13 a 16 de outubro será realizado em João Pessoa o XIV Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional e o III Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional. Os eventos são organizados pela Universidade Federal da Paraíba e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional (RENETO) e acontecerão no Centro de Ciências da Saúde, Campus de João Pessoa.

Os encontros objetivam congregar docentes, pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação, articulando assim, um espaço para a troca de experiências e conhecimentos que incentivem reflexões e propostas conjuntas acerca do ensino de graduação e pós-graduação em terapia ocupacional no cenário universitário brasileiro e os diferentes desafios enfrentados para a sua realização, nas regiões do país.

Buscam, ainda, promover o debate acerca da educação permanente nos contextos da formação, aprimoramento profissional e pesquisa nas áreas de saúde assistência social, educação e cultura.

Os eventos são direcionados a estudantes de pós-graduação, graduação, profissionais e docentes. A proposta é receber resumos de trabalhos científicos de diferentes origens: artigos, dissertações, teses, pesquisas, relatos e ou sistematização de experiências e propostas de intervenção nas diferentes áreas da Terapia Ocupacional.

Os resumos inscritos serão analisados pela Comissão Científica e poderão ser selecionados para apresentação em pôsteres impressos. Os trabalhos aprovados serão expostos publicamente no espaço físico do evento e publicados nos anais do evento no site do curso de Terapia Ocupacional da UFPB.

De acordo com a organização, nas palestras e grupos de trabalho, serão discutidos temas como avanços e desafios da terapia ocupacional na saúde mental, políticas públicas dentro desse contexto e “Os desafios da ação da Terapia Ocupacional na Saúde Mental em equipes interdisciplinares na Atenção Primária em saúde”, que pretende analisar a contribuição e desenvolvimento da área e “como a inserção, por meio dessa terapia, contribui para a socialização do conhecimento interdisciplinar, às políticas de promoção a saúde mental e geral, prevenção do adoecimento mental e abuso de álcool e outras drogas e estratégias qualificadas e processos de compartilhamento de ações com a Rede de Atenção Especializada”.

As inscrições com desconto para participação do evento devem ser efetuadas até o dia 20 de setembro no endereço eletrônicohttp://www.endto2014ufpb.com.br/trabalhos.htmlcom valores diferenciados para profissional, professor e estudantes de graduação e pós-graduação.

Contato:organizacao@endto2014ufpb.com.br  e comissaocientificaendto@gmail.com.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo