HU da UFPB promove ação de esclarecimento sobre Psoríase

Evento será realizado quinta-feira, 27, no busto de Tamandaré e pretende esclarecer a população sobre essa doença de pele e combate ao preconceito

No dia 29 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Psoríase e em alusão à data está sendo promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia uma campanha de conscientização sobre esta doença de pele.

Na Paraíba, nesta quinta, 27, a partir das 6 da manhã, o ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que é a referência estadual para o tratamento da Psoríase, estará promovendo no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, uma ação de conscientização sobre a doença. No local serão instaladas tendas, em que estudantes de enfermagem e medicina, além deste trabalho educativo, realizarão aferição de pressão arterial.

Além dos profissionais e estudantes, o evento contará com a presença ativa dos usuários do Serviço de Psoríase do HULW e seus familiares. Além de degustar um café da manhã, os presentes poderão participar de uma aula de boxe, ministrada por um boxeador usuário do serviço, e se divertir com a apresentação de perna de pau realizada por filhos de pacientes.

Como funciona o serviço

O Serviço de Psoríase do HULW conta com cerca de 200 pacientes cadastrados.

A pessoa com suspeita da doença deve procurar o serviço de psoríase no ambulatório do HULW, onde passará por uma triagem. Feito o diagnóstico, será iniciado o tratamento. O tratamento pode se dar em três modalidades: tópico (pomada), oral (comprimidos) e subcutâneo (através da aplicação de injeções). Esta última modalidade é indicada para os pacientes mais graves.

Cerca de 50 pacientes fazem uso regular de aplicação de injeções, que são aplicadas pela própria equipe do serviço. Se não fosse a oferta deste serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento seria inviável para a imensa maioria dos usuários, já que cada ampola da medicação, que é aplicada com periodicidade que varia entre semanal e quinzenal, custa entre R$ 3,000,00 a 7.000,00. As ampolas são disponibilizadas pela Secretária Estadual de Saúde.

Apesar de não haver cura para a doença, com a manutenção do tratamento é possível controlá-la.

O que é Psoríase?

A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, podendo afetar mucosas, unhas e articulações. Em torno de 3 a 5% da população possui a doença, que acomete homens e mulheres de qualquer idade, sendo mais freqüente o seu aparecimento entre 30 e 40 anos.

É caracterizada pela presença de lesões avermelhadas, bem delimitadas, descamativas, em qualquer parte do corpo. Apresenta períodos de melhora e piora ao longo da sua evolução.

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7042.

Agência de Notícias da UFPB/ Com informações do HULW