Professora e estudante da UFPB participam de evento no MS

Joana Belarmino e Sinaldo de Luna representam a Paraíba no 5º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Dois paraibanos vão representar a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no 5º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo, que vai se realizar nesta quarta-feira (27) e quinta-feira (28), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.

São eles: a professora e jornalista Joana Belarmino, que apresentará um trabalho sob o título “Jornalismo e Acessibilidade; Apontamentos sobre Contratos de Leitura para Efeitos de Reconhecimento de Leitores Especiais de Jornais Online; e o aluno da UFPB, Sinaldo de Luna Barbosa, que apresentará o trabalho intitulado “Os Memes São Escalados na Seleção da Redação; o Processo de Memetização e Difusão de Informação no Ciberespaço e o Agendamento do Jornalismo em Brasil X Alemanha na Copa do Mundo 2014”.

O trabalho a ser apresentado pela professora Joana Belarmino é resultado de uma pesquisa com 70 pessoas deficientes visuais sobre o hábito de consumo de notícias por pessoas com essa deficiência.

A propósito, Joana Belarmino, que é professora doutora do Curso de Comunicação da UFPB e coordenadora do Mestrado Profissional em Jornalismo, acrescentou que a pesquisa revela que as pessoas consumidoras de notícias pelo computador, celular, smartphone, enfrentam barreiras de acessibilidade. Partindo desta constatação, neste encontro Joana Belarmino vai propor que se inclua no currículo de formação acadêmica do jornalista questões inerentes à acessibilidade aos conteúdos.

O evento

De acordo com informações divulgadas no site do evento, o 5º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo tem como tema Big Data, Interface e Sociedade Digital e objetiva promover discussão, debate sobre a produção, prática e desenvolvimento do ciberjornalismo no Brasil e no mundo. Nesta edição, participam os pesquisadores Dr. João Canavilhas de Portugal e Dra. Claudia Mellado do Chile, como convidados internacionais.

O evento também terá a participação de pesquisadores brasileiros com reconhecimento internacional como o professor Dr. Eduardo Pellanda, da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), que tem vasta publicação sobre jornalismo em dispositivos móveis e fez pós-doutorado no Instituto de Tecnologia de Massachusets (EUA); também participa o professor Dr. Walter Teixeira Lima, da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), que há vários anos pesquisas e tem várias publicações sobre jornalismo em banco de dados, conhecido como Big Data, além de trabalhos sobre tecnologia, comunicação e ciência cognitiva; participação do professor Dr. Denis Renó, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Bauru (SP), que realizada pesquisas e tem vários livros sobre jornalismo em dispositivos móveis; participação da professora Thaïs de Mendonça Jorge, da Universidade de Brasília (UnB), que realiza pesquisa sobre jornalismo na internet e tem larga experiência em redações dos principais jornais do Brasil.

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias