DLEM/UFPB realiza o congresso 30 Anos Professando Cortázar

Evento vem incentivar a colaboração de docentes universitários, professores de literatura e alunos do curso de Letras que atuam no ensino médio e fundamental

O Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) em parceria com o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCHLA/UFPB) realiza de 29 e 31 de outubro no Campus I em João Pessoa, o Congresso 30 anos Professando Cortázar para comemorar as três décadas da morte do escritor.

O evento vem incentivar a colaboração entre docentes universitários, professores de literatura e alunos do curso de Letras que atuam no ensino médio e fundamental com o intuito de promover debates que apresentem as conexões existentes entre língua, literatura, política e sociedade. O congresso abre caminhos para inovar tanto as representações da leitura quanto da figura do leitor no espaço desenhado pelo imaginário buscando ações pedagógicas integradoras e inclusivas nas práticas de leitura e escrita.

As inscrições estão abertas e o prazo de submissão de resumos é 15 de setembro de 2014. Os trabalhos devem estar vinculados a uma das seguintes áreas temáticas: literatura e educação básica; literatura e outras linguagens; Julio Cortázar na crítica literária; a Cuentística cortazariana; e literatura hispano-americana da segunda metade do século XX.

Julio Florencio Cortázar

Escritor argentino considerado um dos autores mais inovadores e originais de seu tempo, mestre do conto curto e da prosa poética comparável a Jorge Luis Borges e Edgar Allan Poe.Foi o criador de novelas que inauguraram uma nova forma de fazer literatura na América Latina. Seu livro mais conhecido é Rayuela (O Jogo da Amarelinha), de 1963, que permite várias leituras orientadas pelo próprio autor. Cortázar inspirou um grande número de cineastas, entre eles o italiano Michelangelo Antonioni, cujo longa-metragem Blow-up foi baseado no conto As Babas do Diabo (do livro As Armas Secretas).

Programação do Congresso

Dia 29 de outubro

8h às 10h –
Conferencia Plenária: Cortazar: entre o ensino e a Literatura.
Professora Doutora Maria Luíza Teixeira Batista (UFPB)

10h às 12h –
Mesa Redonda: Diálogos interdisciplinares com Julio Cortázar: entre a literatura e o cinema

Professora Doutora Genilda Azeredo (UFPB)

Professora Aristóteles de Almeida Neto é Doutor/IFMA

Professora Cícera Antoniele é doutoranda/PPGL-UFPB

– Comunicações.

16h30 às 18h
- Atividade cultural: Cine-forum de filmes baseados na obra de J. Cortazar com:

Professora Doutora Genilda Azeredo (UFPB)

Ana Karla Albuquerque – doutoranda- PPGL/UFPB

Edvânea Maria da Silva - doutoranda- PPGL/UFPB

Dia 30 de outubro

- Conferencia Plenária: Cortázar: entre o social e o político.
Convidados: Eduardo Montes Bradley e Professor Eduardo Romano (UBA)

- Mesa Redonda: Metaficção na contística cortazariana
Convidada: Professora Doutura Lucia Nobre (UFPB) e convidados.

- Comunicações.

16h30 às 18h
- Atividade cultural: Cortazar sin barba.
Tertúlia literária com Eduardo Montes-Bradley

Dia 31 de outubro

- Conferencia Plenária: Cortazar e suas repercussões.
Convidado: Professor Doutor Alfredo Cordiviola (UFPE)

10h às 12h – Mesa Redonda: Cortazar e suas representações.
Convidado: Professora Mestre Brenda Carlos (UFRPE) Professora Doutora Lucila Nogueira (UFPE)

- Comunicações.

16h30 às 18h
- Atividade cultural: Leitura dramatizada pelos alunos de graduação em Letras pela UFPB do conto “La señorita Cora” de Julio Cortazar.

Mais informações na página do evento: http://www.cchla.ufpb.br/cortazar/ ou pelo telefone (83) 3216-7402.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do CCHLA