IDEP/UFPB promove curso "Colunas de Revestimento e Cimentação de Poços de Petróleo"

A Universidade Federal da Paraíba, através do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP/UFPB), promoverá o curso "Colunas de Revestimento e Cimentação de Poços de Petróleo".Será realizado no próximo dia 13 de setembro no Auditório Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB.

O curso está sendo coordenado pela Professora Drª. Nataly Albuquerque, que integra a equipe de pesquisadores do IDEP, e contará com a presença do Prof. Júlio César de Oliveira Freitas, Doutor em Engenharia de Petróleo pela UFRN, Prof. Rodrigo César Santiago, Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais e Mestre em Ciência e Engenharia de Petróleo e Tiago Renovato dos Santos, Doutor em Ciência e Engenharia de Petróleo.

O curso tem o objetivo de apresentar conhecimento sobre o dimensionamento de colunas de revestimentos e as operações de cimentação em poços de petróleo e gás natural, tendo como público alvo, profissionais e alunos de graduação que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos na área de Engenharia de Petróleo.

O curso possui carga horária de 40 horas e as aulas serão ministradas semanalmente, aos sábados, das 08h às 12h e das 13h às 17h. As inscrições poderão ser realizadas através do site do IDEP no link: http://www.ufpb.br/idep/.

Programação:

Introdução Geral à indústria do Petróleo
- Petróleo
- Perfuração
- Completação
- Elevação
- Processamento, Transporte e Comércio de Petróleo e Derivados.

(Esta será uma aula introdutória, realizando um abordagem geral, já que muitos alunos não são da área. Serão explorados os temas que deem as noções gerais para situar o aluno dentro da Indústria do Petróleo, seguindo a Linha de pensamento do “Poço ao Posto”)

Introdução à Perfuração de Poços
- Histórico de perfuração
- Perfuração rotativa