Lavid realiza 1ª transmissão mundial de cirurgia oftalmológica

O procedimento aconteceu ao vivo, em 4K, durante o CineGrid Brasil 2014, em São Paulo, durante cirurgia realizada na Escola Paulista de Medicina da Unifesp

A equipe do Núcleo de Pesquisa e Extensão Lavid do Centro de Informática (CI) protagonizou, durante o CineGrid Brasil 2014, em São Paulo, a primeira experiência mundial de transmissão de uma cirurgia oftalmológica ao vivo, com imagens em 4K, uma definição quatro vezes superior à TV digital. A cirurgia foi realizada na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na sexta-feira (29), e transmitida, em tempo real, para o público presente ao Cinegrid, no teatro central da Faculdade de Medicina da USP.

A tecnologia de captação e transmissão de imagens em altíssima resolução (UltraHD) vem sendo testada com sucesso pelo Núcleo Lavid há três anos, com foco no registro e projeção de procedimentos cirúrgicos, sob  a coordenação do professor Guido Lemos, fundador do Lavid. Os primeiros testes aconteceram em 2013 e um deles envolveu a visualização simultânea e ao vivo, em salas de projeção de Brasília e de San Diego, na Califórnia, de cirurgias que estavam sendo realizadas em hospitais universitários de cinco cidades brasileiras.

A cirurgia realizada na Escola Paulista de Medicina da Unifesp, na sexta-feira (29), foi em um paciente que desenvolveu a catarata. O procedimento foi visto pelos participantes do CineGrid em tela que projetou as imagens em tempo real e em ultra alta definição (4K).

A tecnologia desenvolvida pelo Lavid e que permitiu a realização desse teste é chamada Fogo Player, um conjunto de softwares que oferece várias possibilidades de uso, através da projeção de filmes 4K e em 3D (estereoscopia), em eventos esportivos, espetáculos e procedimentos cirúrgicos para fins de educação continuada em telemedicina. Outra particularidade do sistema Fogo Player é que possibilita uma comunicação instantânea entre os envolvidos no evento transmitido e o público, o que reforça a importância do uso no ensino a distância. O projeto vem sendo desenvolvido com o apoio da Rede Nacional de Ensino de Pesquisa (RNP).

A sessão no teatro da USP foi prestigiada por um público formado por pesquisadores e representantes de centros de pesquisa e instituições de ensino nacional e internacionais. Dentre os participantes o pesquisador do Centro de Pós-Graduação em Humanidades Digitais da City University de Nova York (CUNY), Lev Manovich; a vice-reitora da Unifesp, Valeria Petri; o pesquisador Cees de Laat, da Universidade de Amsterdam; a pesquisadora do Laboratório de Visualização Eletrônica da Universidade de Chicago, Maxine Brown; os professores da USP, Almir Almas, Luis Fernandez; o professor da Unifesp, Cícero Inacio da Silva; a professora da Universidade Mackenzie, Jane de Almeida; os representantes da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), Paulo Lopes, e da RNP, Iara Machado, além de Daisuke Shirai, da NTT japonesa, e Daniel Petry, da Unisinos.

A edição brasileira do CineGrid, realizada em São Paulo, na quinta-feira (28) e na sexta-feira (29),  foi organizada pela Pró-Reitoria de Cultura da USP, com apoio da Capes, CNPq e da Universidade Mackenzie. O evento, de nível internacional, tem a finalidade de formar uma comunidade interdisciplinar focada na pesquisa, desenvolvimento e demonstração de ferramentas colaborativas conectadas com a intenção de possibilitar a produção, uso, preservação e intercâmbio de mídias de super alta definição por meio de redes fotônicas.

A equipe de pesquisadores do Lavid que realizou a demonstração do Fogo Player em São Paulo é formada pelos professores do Centro de Informática Guido Lemos, Valdecir Becker e Lincoln David e pelos estudantes Manoel Gomes, Victor Igor de Lima e Bruno Pacine de Morais.

Guido Lemos informou que o projeto obteve uma boa receptividade do público participante da sessão e que a equipe do Lavid foi convidada para realizar uma demonstração dos testes com tecnologia 4K em San Diego, na Califórnia, durante a próxima edição do CineGrid, em dezembro. O convite partiu de pesquisadores americanos que assistiram à transmissão da cirurgia.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Ascom do Centro de Informática