CI realiza XII Semana da Computação, no Campus I da UFPB

Evento será realizado de 8 a 12 deste mês, no Auditório da Central de Aulas, no Campus de João Pessoa; objetivo é apresentar o CI aos novos alunos

Estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do Centro de Informática (CI) vão realizar, de 8 a 12 deste mês, no Auditório da Central de Aulas da UFPB, a XII Semana da Computação. Uma das principais finalidades do evento é apresentar o Centro aos alunos que estão ingressando na universidade, neste semestre, de modo que possam visitar laboratórios, salas de aula, manter contato com o corpo docente e ter uma visão ampla das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nos cursos de Ciência da Computação, Matemática Computacional e Engenharia da Computação. O evento também é aberto a estudantes e professores da área, além de profissionais de informática.

A abertura da XII Semana da Computação será às 9h, com uma palestra do professor Wandersson da Silva Soares sobre o tema “Motivos para usar Linux. Ou não”. Em seguida, o professor Alisson Brito abordará o tema “Sistemas Embarcados Aplicados à Robótica”, e a professora Josilene Aires Moreira falará a respeito de “Ciência sem fronteiras: oportunidades e desafios”. No turno da tarde, o palestrante será Santhyago Gallão, representante da empresa Samsung. A programação ainda prevê uma abordagem sobre “Hack Cívico: corrigindo os bugs do Brasil”, com Vitor Baptista, e uma palestra de Maurício Linhares sobre “Como anda o mercado”.

No segundo dia, os feras irão visitar as coordenações dos cursos, laboratórios, centros acadêmicos e ainda conhecer os fluxogramas de cada um dos três cursos de graduação. Na quarta-feira (10), a programação começa às 8h30, com uma palestra de Luan de Souza Pacote, que falará sobre “Seguindo o Caminho da Segurança da Informação”. No turno da manhã também estão programadas outras abordagens sobre “Liberte o hacker que há dentro de você”, com Fernando Brito, e “ Games educativos: o Brasil na linha de frente”, com Erisvaldo Gadelha Junior. À tarde, o professor Alexandre Duarte vai proferir palestra sobre “Entrei na Universidade. E agora? 10 dicas para encontrar a luz no fim do túnel”. Em seguida, Jordan Lira de Araujo Junior trará aos participantes informações sobre “A Google na UFPB”. A programação do dia termina com o professor Waldir Leite Roque falando sobre “Modelagem Matemática de GPS”.

Na quinta feira (11), serão oferecidos minicursos sobre Linux, com os professores Douglas Meneses e Aellison Cassimiro. Estão também confirmados outros minicursos sobre “Desenvolvimento de Jogos 2D utilizando Construct 2”, que será ministrado pelo professor Roberto Junior, e “Ferramenta de LabView”, com os professores Brunna Santana Vasconcellos e Felipe Pereira Rodrigues.

A Semana da Computação termina, na sexta-feira (12), com um “Game Day”, pela manhã, chamado “Dia de jogos e descontração” e, à tarde, haverá minicurso sobre o tema “Desvendando o Git”, com o professor Fernando Brito.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria